A Audi divulgou nesta quinta-feira (3) a inédita versão S do SUV mais caro da marca, o Q7. Equipado com um motor 4.0 V8 turbodiesel, o utilitário luxuoso, além de ser o mais “torcudo” do mercado (ao lado do Bentley Bentayga), é pioneiro na adoção do compressor elétrico em carros de comercialização global.

Audi SQ7 TDI estreia compressor elétrico

O novo Audi SQ7 TDI tem sob o capô um propulsor que gera 435 cv e impressionantes 91,7 kgfm de torque. Este torque é maior do que qualquer outro SUV concorrente do Q7, incluindo nomes de peso como Porsche Cayenne S Diesel (86,7 kgfm), BMW X5 M50d (75,4 kgfm) e Volkswagen Touareg V10 TDI (76,4 kgfm). 

Para alcançar esse torque e aproveitá-lo desde as rotações mais baixas do motor, a Audi introduziu pela primeira vez (considerando toda a indústria atual) um compressor elétrico para trabalhar em conjunto com os dois turbos sequenciais convencionais que o propuslor 4.0 V8 já tem.

Versão esportiva inédita do SUV tem torque de 91,7 kgfm

O sistema funciona da seguinte maneira: enquanto o turbo menor age especialmente nas rotações mais baixas, o maior entra em ação para entregar forças nas faixas finais de rotação do motor. O compressor elétrico, então, tem a função de praticamente abolir o conhecido “lag” do turbo, aproveitando seu benefício de agir independentemente de gases de exaustão, conseguindo, assim, entregar mais força ao SUV antes mesmo do acionamento completo do primeiro turbo. 

De acordo com a fabricante, o compressor elétrico precisa de apenas 250 milissegundos para entregar o “boost” ao motor. Impulsionado por um motor elétrico compacto, o compressor consegue atingir até 70.000 rotações por minuto. E para abastecer o motor do compressor com energia, a Audi instalou um subsistema elétrico de 48V alimentado por uma bateria de íon-lítio, montada sob o compartimento de carga do SUV.

Interior segue o mesmo estilo das versões regulares do utilitário

Em desempenho, a Audi afirma que toda essa tecnologia se traduz em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4s8, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h, lembrando que o veículo pesa mais de duas toneladas. Para enfatizar a esportividade do SQ7, a propaganda da novidade coloca uma unidade do utilitário esportivo num “racha” contra um jato de 10.600 vc (veja abaixo).

Ainda não há previsão de quando o modelo chegará ao Brasil.

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