Normalmente, os testes que realizamos no campo de provas da ZF-TRW, em Limeira (SP), têm resultados ligeiramente inferiores aos divulgados pelas fabricantes. Natural, já que as condições de avaliação são distintas. Mas não foi o que ocorreu desta vez, com o novo Audi RS 3. Segundo a fabricante, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4s3, mas, conosco, ele foi ainda mais rápido e precisou de apenas 4s1 para cumprir a prova! 

Audi RS 3 parte de R$ 290.990 no Brasil

Esse número ajuda a mostrar quão rápido é esse esportivo, mas vamos a outros dados: o motor turbo de cinco cilindros ficou ainda mais forte e agora gera 367 cv. A plataforma modular MQB permitiu deixar o hatch 55 kg mais leve e, como não poderia deixar de ser atualmente, também ficou mais econômico.

Claro que o visual acompanha a receita RS de preparação, com novos para-choques, defletores e os elegantes faróis de LED com controle de facho alto automático. E, caso alguém não note a presença do RS 3 nas ruas, o escapamento duplo ganhou borboletas para tornar o rugido do motor ainda mais alto.

Visual instigante do RS 3 acompanha sua disposição para acelerar

Não há itens como controlador de velocidade adaptativo ou assistente de estacionamento automático (oferecidos nos demais A3), mas isso não é exatamente um problema. Na estrada ou na rua, o motorista/piloto do RS 3 vai querer estar no controle todo o tempo.

Ao volante (parcialmente forrado com couro Alcantara) o esportivo é muito mais RennSport e menos A3. Mesmo no modo de condução Comfort, o RS 3 é visceral, respondendo rapidamente ao menor movimento do acelerador. Ele não é indomável, mas encontrar seus limites é impossível no uso urbano.

Interior dispensa requinte, mas é funcional e caprichado

O lado bom é que não é necessário ir a uma pista de corrida para aproveitar parte de suas virtudes. O sistema de vetorização de torque “puxa” o carro para dentro das curvas, dando segurança em ruas e estradas, especialmente em pistas escorregadias. O melhor do RS 3, porém, é usá-lo em locais como um autódromo, onde se pode aproveitar a estabilidade da tração integral que parece desafiar os limites da física. Retomadas são efetuadas em poucos segundos, graças ao cada vez mais rápido câmbio de sete marchas com duas embreagens mergulhadas em óleo.

Dados de fábrica do Audi RS 3 Sportback

Menor que um Jaguar F-Type ou um Mercedes-AMG GT S (mas tão rápido quanto), o RS 3 é mais versátil no dia a dia, desde que você não se incomode com a suspensão dura e os pneus de perfil baixo, sensíveis a buracos. O espaço interno é bom na frente, mas justo atrás. São inconvenientes pequenos e toleráveis para quem quiser andar em um carro mais rápido até do que a própria fabricante anuncia. 

Medições realizadas na pista de testes da ZF-TRW, em Limeira (SP)

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