A nova geração do Audi A4 leva ao extremo a padronização visual dos modelos da marca de Ingolstadt. Mudaram plataforma, motor, câmbio e, mesmo assim, ainda tem quem ache que o carro passou apenas por uma reestilização.

Audi A4 Ambition 2.0 TFSI

Tanto em maio, quando testamos a versão Ambiente, quanto no mês passado, quando avaliamos a station Avant, o novo A4 impressionou pela tecnologia embarcada e pelo desempenho equivalente ao dos rivais. Mas ainda faltava uma opção para quem busca mais desempenho.

Versão topo de linha do sedã parte de R$ 244 mil

Enquanto o novo S4 não chega, a Audi trouxe agora em outubro o inédito A4 Ambition. Apesar de manter o mesmo 2.0 turbo com câmbio robotizado de dupla embreagem e sete marchas das outras versões, o A4 ficou mais potente, com 252 cv distribuídos pela tração integral quattro. O sistema normalmente divide a força por igual nas quatro rodas, com limite de 85% em um dos eixos.

Interior segue o mesmo padrão de refinamento das outras versões

A novidade também marca a estreia dos faróis Matrix LED, herdados do A8 e exclusivos do segmento – mas opcionais por R$ 6.000. Como os R$ 244.000 que o A4 Ambition custa não é um preço acessível, ter de pagar a mais para ter um carro completo não é exatamente uma boa notícia. Ah, e ainda há câmera de ré, alerta de veículo no ponto cego, HUD e sistema de som Bang & Olufsen vendidos à parte. Completo, esse A4 beira R$ 275.000.

Faróis de LED Matrix são opcionais, e custam R$ 6 mil

O valor ainda não inclui o controlador de velocidade adaptativo, que só chega nos próximos meses por dificuldades com a legislação brasileira. Mas, com um sedã capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5s8, lidar com tráfego mais lento na estrada está longe de ser um problema.

Câmbio é o mesmo S Tronic, robotizado, dupla embreagem de sete marchas

Em qualquer um dos perfis eletrônicos do carro o A4 empolga. Quem busca economia terá ótimo consumo, conforto acima da média para quatro adultos (com direito a ar-condicionado de três zonas) e o conhecido câmbio S-Tronic, que aproveita o máximo do versátil motor EA888, que equipa desde Golf GTI a Porsche Macan.

Motor 2.0 TFSI gera 252 cv de potência e 37,7 kgfm de torque

A calibração da suspensão lembra uma opção intermediária entre a suavidade do Mercedes Classe C e a firmeza do BMW Série 3. Sua eficiência em ruas esburacadas surpreende: aquele buraco que poderia causar preocupação é transposto com suavidade e silêncio.

Ainda que não transmita uma sensação inicial de esportividade como o 328i, seu rival mais direto, o A4 não deixa nada a desejar em relação ao concorrente da BMW – com a vantagem de entregar mais conforto e ser mais prático no dia a dia.

Por mais que existam clientes sempre ávidos por mais desempenho, falta de potência e tração não era exatamente um problema do A4. Mas, após guiar o Ambition, nota-se que potência extra é sempre bem-vinda, ainda mais quando ela é distribuída nas quatro rodas.

Nossas medições e ficha técnica do Audi A4 Ambition 2.0 TFSI

VEJA ABAIXO OS PREÇOS DO AUDI A4 NO BRASIL

  • A4 Attraction (190 cv): R$ 159.990 – Principais equipamentos: Roda de 17”, Audi Drive Select, sensor de estacionamento traseiro, sensor de luz e de chuva, faróis bi xenônio com luzes diurnas de LED, volante multifuncional, bancos de couro sintético, auto-hold, keyless-go, piloto automático. Opcionais: Virtual Cockpit, central multimídia com integração com smartphone, GPS;

  • A4 Ambiente (190 cv): R$ 182.990 – Principais equipamentos: versão Attraction, mais roda de 18”, acabamento esportivo, virtual cockpit, central multimídia com integração com smartphone, GPS, pacote de luzes. Opcionais: Pre Sense Rear (assistente de tráfego cruzado traseiro), side assist, câmera de ré, head-up display e sistema de som Bang & Olufsen 3D;

  • A4 Ambition (252 cv): R$ 244.000 – Principais equipamentos: versão Ambiente, mais ar-condicionado de três zonas, teto solar elétrico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, sistema MMI de áudio com navegação e integração com smartphone. Opcionais: faróis Matrix LED, Head-up Display, equipamento de som Bang & Olufsen 3D, pacote Assistance City (que inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré) e pacote Assistance Tour (com ACC com Traffic Jam Assist, Active Lane Assist e assistente para luz alta).

Share This