Sistema plug-in faz parte da estratégia de eletrificação na gama de produtos da marca
A Audi aumentou a linha A5 com novos modelos híbridos plug-in, introduzindo duas versões com diferentes níveis de potência. A nova geração de baterias de alta tensão tem capacidade cerca de 45% maior, com melhoria na eficiência da frenagem regenerativa que permite autonomia apenas elétrica de até 110 km. A plataforma do novo A5 é a PPC (Premium Plataform Combustion), que permite o desenvolvimento de veículos à gasolina e híbridos.
Os novos modelos híbridos PHEV da linha A5, sedã e perua, receberão a designação “e-hybrid”. Eles serão ofertados nas versões A5 Avant e-hybrid quattro e A5 Sedan e-hybrid quattro, ambos disponíveis com 299 cv ou 367 cv de potência. O motor a combustão 2.0 TFSI gera 252 cv, enquanto o motor elétrico pode atingir até 143 cv, dependendo da versão. Nos modelos de 367 cv, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,1 segundos, enquanto as versões de 299 cv atingem os 100 km/h em 5,9 segundos, ambos com velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h.
“Como parte da nossa iniciativa de modelo, estamos expandindo significativamente nossa gama de híbridos plug-in em 2025”, disse o CEO da Audi, Gernot Döllner. “Com uma potência de até 367 cv, nossa nova geração de modelos híbridos plug-in oferece uma experiência de direção esportiva e confortável, bem como um equilíbrio entre desempenho e eficiência.” Geoffrey Bouquot, Membro do Conselho de Administração para Desenvolvimento Técnico da AUDI AG, acrescenta: “A maior autonomia elétrica de nossos novos híbridos plug-in permite que nossos clientes cubram a maioria de suas viagens diárias usando apenas energia elétrica.”
A bateria de alta tensão, que fica localizada na parte traseira do A5, tem capacidade de 20,7 kWh, carregando completamente em cerca de duas horas e meia numa potência de 11 kW. Além disso, o modelo ganhou a seleção dos níveis de recuperação de energia na frenagem por comandos no volante. O sistema de gestão híbrida adapta a estratégia de operação automaticamente, oferecendo os modos “EV”, que prioriza a condução elétrica, e “hybrid”, que gerencia a carga para otimizar o consumo de energia ao longo da condução.
O novo A5 e-hybrid parte de 62.500 euros (R$ 385 mil em conversão direta) nas versões básicas, chegando até 72.550 euros (R$ 447 mil em conversão direta) nas versões topo de linha. A produção será feita em Neckarsulm, Alemanha, com encomendas disponíveis na Europa a partir de 27 de março de 2025, com lançamento previsto para abril do mesmo ano. No Brasil, ainda não confirmação da comercialização do novo A5 e-hybrid.