A Audi anunciou nesta segunda-feira (2) que sua família “Q” de utilitários esportivos ganhará mais integrante, o Q1.
A novidade começará a ser produzida em 2016 na Alemanha e será o modelo mais compacto da gama, atualmente composta pelo Q3, RS Q3, Q5, SQ5 e Q7.
Segundo Rupert Stadler, presidente do conselho administrativo da fabricante, a única informação técnica sobre o futuro Q1 é que ele utilizará “a nova plataforma modular para motores transversais”, também conhecida como MQB.
O modelo faz parte da iniciativa da Audi de aumentar sua linha de produtos, passando dos atuais 49 para mais de 60 opções por volta de 2020. No período em questão, a fabricante espera atingir a marca de 2 milhões de unidades vendidas anualmente.
O Q1 será feito em Ingolstadt, cidade que abriga a sede e a principal unidade industrial da marca. Por lá também são montadas as gamas A3, A4 e A5.
Devido a proposta compacta do modelo e a estratégia da Audi Brasil de importar praticamente todos os produtos da marca ao país, é quase certo que o Q1 também será oferecido por aqui.
De todos os integrantes da família Q, o Q5 é o mais vendido. De janeiro a outubro deste ano a Audi emplacou 194.430 unidades do utilitário, volume 17% maior em relação ao mesmo período de 2012.