Sedã não deve existir mais na nova geração e modelo cupê ficará em seu lugar
Por Marcos Camargo Jr. Fotos: Audi/Divulgação
A Audi não vai deixar os carros a combustão de lado e seguirá com alguns modelos estratégicos para a marca como o A5. O sedã cupê ficará como único três volumes da marca pois o A4 deverá sair de linha. Essa nova geração já foi apresentada na Europa e deve chegar ao Brasil no próximo ano.
O novo Audi A5 é baseado na plataforma PPC (Plataforma Premium a Combustão). A nova geração será oferecida na carroceria sedã tradicional, perua com motor híbrido e a esportiva S5 encerrando a linha do Sportback e do conversível.
A nova geração do A5 traz visual exclusivo e nova tecnologia dos OLEDs mais afilado, grade mais ampla e visual ascendente e mais esportivo. O Audi A5 ficará maior que a antiga geração com 4,82m de comprimento, 1,76m de largura, 1,46m de altura e entre eixos de 2,90m. Nesta geração o carro ficou 8cm mais espaçoso no entre-eixos e 6,7cm mais longo.
O interior da nova geração é bem mais generoso com telas amplas em OLED com multimídia de 14,5 polegadas, painel de 11,9 polegadas e a terceira tela de 10,9´´.
Novidades que apareceram este ano na linha Volkswagem como integração ao Chat GPT, som premium Bang&Olufsen (nos modelos mais equipados) e pacote ADAS completo fazem parte dos itens disponíveis para o Audi A5. As versões ainda serão reveladas mas o Audi A5 terá versões a gasolina, diesel, sempre com motor turbo, e micro-híbridas com assistência 48V e uma bateria de 1,8 kWh com 24cv de potência adicional. A versão S terá motor V6 de 367cv.
Em breve o A5 entrará em pré-venda na Europa com entregas previstas para começar ainda este ano. No Brasil certamente teremos novidades no próximo ano pois há pouco tempo a Audi mostrou a linha 2024 do A4 e A5 apenas com mudanças cosméticas.