Sedã premium é maduro na oferta de itens de série mas já aguarda nova geração
Por Marcos Camargo Jr.
A linha 2024 do Audi A4 e A5 foi atualizada em maio pela marca para manter a competitividade no mercado, com destaque para a tração integral Quattro, que volta a ser de série em ambos os modelos. Apesar de não apresentarem mudanças significativas, especialmente no A5, esses modelos não podem ser considerados “antigos”. O Audi A5, em particular, continua a atrair um grupo fiel de entusiastas, graças ao seu equilíbrio raro entre o desempenho esportivo e a elegância de um sedã.
Tem motor turbo com sistema híbrido leve, boa oferta de equipamentos como teto solar de série e novas rodas. São mudanças pontuais mas bem vindas no Audi A5 2024.
Externamente, o A5 2024 recebeu novas rodas aro 20 e o pacote Black, que traz detalhes em preto que já eram ofertados na linha, como os emblemas e a grade Single frame com um padrão colmeia. No interior, o modelo se destaca pelo acabamento claro no painel em uma faixa intermediária, teto solar e tecido do teto revestido em preto.
Sob o capô, o A5 mantém o motor 2.0 litros turbo (EA 888) acoplado ao sistema de tração integral e com sistema híbrido leve que ajuda a poupar combustível nas desacelerações e acelerações estáveis.
Segurança a bordo com novos itens de série
No Audi A5 2024 alguns itens de segurança e assistência à condução também foram aprimorados, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática, alerta de permanência em faixa e monitoramento da atenção do motorista. No entanto, o alerta de ponto cego, essencial para um carro de suas dimensões, não é oferecido no carro.
Multimídia antiga mas funcional
A central multimídia Audi MMI, apesar de funcional, já demonstra sinais da idade, especialmente pela ausência de uma câmera 360° mas com boa integração ao sistema do carro especialmente nos assistentes de condução e parâmetros do Audi A5. Mesmo com gráficos já usados há anos, o sistema é bem funcional e oferece espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, além de controle de climatização digital de três zonas e modos de condução Audi Drive Select incluindo o modo de customização para direção, amortecimento e entrega de potência.
Motor mais fraco, como porém
O motor 2.0 TFSI turbo, compartilhado com o Audi A4, agora entrega 204 cv, uma redução de potência em comparação com versões anteriores que alcançavam 252 cv. Apesar dessa perda, o A5 ainda proporciona uma experiência de condução prazerosa, com estabilidade e precisão na direção, além de um consumo relativamente eficiente: 11,2 km/l em ambiente urbano e 14 km/l na estrada ao longo do nosso teste que durou 400km.
Pacotes e opcionais no Audi A5
A versão testada, S-Line, inclui rodas de 20 polegadas, teto preto, bancos elétricos com memória e acabamento exclusivo no painel, tudo isso ao preço de R$ 395 mil. O pacote Black, o sistema de som premium Bang & Olufsen e as cores perolizadas ou metálicas são opcionais, adicionando ainda mais ao custo final. Embora caro, o Audi A5 continua a ser uma opção sólida para quem busca um sedã esportivo de luxo, e a expectativa é de que a nova geração europeia chegue ao Brasil em 2025, trazendo mais novidades.
Na Europa a nova geração está estreando agora deixando o A6 para a versão elétrica e o A5 para o modelo a combustão como já conhecemos.