A Audi anunciou nesta sexta-feira (8) a chegada da linha 2016 do A1. Além do tapa no visual, o compacto ganhou um novo motor 1.8 TFSI de 192 cv para a versão Ambition, que agora parte de R$ 124.990. O bloco 1.4 turbo da versão Attraction também está mais potente e o preço subiu para R$ 106.990.

Versão Ambition do Audi A1 ganhou motor 1.8 de 192 cv

A renovação do design do A1 foi sutil. Ele ficou 2 cm mais longo (totalizando 3,97 m de comprimento) e os conjuntos ópticos da frente e atrás foram remodelados. As lanternas foram substituídas por LEDs. Mais discretas ainda foram as alterações no parachoque, que só colocando o modelo antigo e este novo lado a lado para identificar o que está diferente. Ao menos a linha 2016 tem teto em cor contrastante em relação ao restante da carroceira, o que pode te ajudar a identificar o ano-modelo do carro. 

Entre as novidades da linha 2016 do A1 estão a adoção de direção eletromecânica e uma atualização do controle de estabilidade (ESC), a qual permite desligar parcial ou totalmente a assistência eletrônica. Segundo a Audi, quando selecionado o modo Esportivo do ESC, o condutor possui mais liberdade para instigar o carro em curvas enquanto o sistema intervirá mais tardiamente. Se desativado completamente, o A1 passa a contar apenas com o sistema de vetorização de torque para evitar, especialmente, subesterço (“sair de frente”), por meio da atuação calculada nos freios das rodas internas da curva. 

Lanternas são de LED na linha 2016 do A1

A versão de entrada do A1, a Attraction, recebeu aprimoramentos no motor 1.4 TFSI, que passa a gerar 125 cv de potência (3 cv a mais que a linha anterior) e 20,4 kgfm de torque. De acordo com a Audi, a evolução rende um décimo a menos na aceleração de 0 a 100 km/h (cumprida em 8s8) e velocidade máxima de 204 km/h (ante aos 203 km/h do predecessor). 

Já a versão Ambition ganhou um propulsor novo, maior e mais potente. Trata-se do bloco 1.8 TFSI, capaz de gerar 192 cv de potência, 7 cv a mais que os 185 do modelo 2015, extraídos do descontinuado motor 1.4. O torque continua o mesmo de 25,5 kgfm. A vantagem do motor maior teve o mesmo impacto que as alterações na versão Attraction em termos de aceleração: o A1 1.8 alcança os 100 km/h em 6s9 agora, contra os 7 segundos de antes. A velocidade máxima passou a ser de 234 km/h (ante a 227 km/h).

O câmbio acoplado aos dois blocos (tanto o 1.4 quanto o 1.8) é o mesmo S-tronic de dupla embreagem de sete velocidades. 

Interior exibe o mesmo design que a linha 2015

Uma novidade exclusiva do A1 Ambition é a introdução do sistema Audi Drive Select, que oferece cinco modos de condução ao motorista, alterando o comportamento do motor, câmbio e suspensão e a sensibilidade do acelerador. Por fora, o A1 mais nervoso é identificado pela personalização S-Line que traz rodas aro 17” e faróis de bi-xenônio com assinatura de LED para uso diurno. Na Attraction, as rodas são aro 16”.

A linha 2016 também passa a disponibilizar rádio MMI com conexão Bluetooth e sensores de estacionamento de série em ambas as versões. Já itens como piloto automático, sistema keyless de acesso ao veículo e som Bose Surround são opcionais nas duas configurações. 

Share This