A Audi anunciou nesta sexta-feira (8) a chegada da linha 2016 do A1. Além do tapa no visual, o compacto ganhou um novo motor 1.8 TFSI de 192 cv para a versão Ambition, que agora parte de R$ 124.990. O bloco 1.4 turbo da versão Attraction também está mais potente e o preço subiu para R$ 106.990.
A renovação do design do A1 foi sutil. Ele ficou 2 cm mais longo (totalizando 3,97 m de comprimento) e os conjuntos ópticos da frente e atrás foram remodelados. As lanternas foram substituídas por LEDs. Mais discretas ainda foram as alterações no parachoque, que só colocando o modelo antigo e este novo lado a lado para identificar o que está diferente. Ao menos a linha 2016 tem teto em cor contrastante em relação ao restante da carroceira, o que pode te ajudar a identificar o ano-modelo do carro.
Entre as novidades da linha 2016 do A1 estão a adoção de direção eletromecânica e uma atualização do controle de estabilidade (ESC), a qual permite desligar parcial ou totalmente a assistência eletrônica. Segundo a Audi, quando selecionado o modo Esportivo do ESC, o condutor possui mais liberdade para instigar o carro em curvas enquanto o sistema intervirá mais tardiamente. Se desativado completamente, o A1 passa a contar apenas com o sistema de vetorização de torque para evitar, especialmente, subesterço (“sair de frente”), por meio da atuação calculada nos freios das rodas internas da curva.
A versão de entrada do A1, a Attraction, recebeu aprimoramentos no motor 1.4 TFSI, que passa a gerar 125 cv de potência (3 cv a mais que a linha anterior) e 20,4 kgfm de torque. De acordo com a Audi, a evolução rende um décimo a menos na aceleração de 0 a 100 km/h (cumprida em 8s8) e velocidade máxima de 204 km/h (ante aos 203 km/h do predecessor).
Já a versão Ambition ganhou um propulsor novo, maior e mais potente. Trata-se do bloco 1.8 TFSI, capaz de gerar 192 cv de potência, 7 cv a mais que os 185 do modelo 2015, extraídos do descontinuado motor 1.4. O torque continua o mesmo de 25,5 kgfm. A vantagem do motor maior teve o mesmo impacto que as alterações na versão Attraction em termos de aceleração: o A1 1.8 alcança os 100 km/h em 6s9 agora, contra os 7 segundos de antes. A velocidade máxima passou a ser de 234 km/h (ante a 227 km/h).
O câmbio acoplado aos dois blocos (tanto o 1.4 quanto o 1.8) é o mesmo S-tronic de dupla embreagem de sete velocidades.
Uma novidade exclusiva do A1 Ambition é a introdução do sistema Audi Drive Select, que oferece cinco modos de condução ao motorista, alterando o comportamento do motor, câmbio e suspensão e a sensibilidade do acelerador. Por fora, o A1 mais nervoso é identificado pela personalização S-Line que traz rodas aro 17” e faróis de bi-xenônio com assinatura de LED para uso diurno. Na Attraction, as rodas são aro 16”.
A linha 2016 também passa a disponibilizar rádio MMI com conexão Bluetooth e sensores de estacionamento de série em ambas as versões. Já itens como piloto automático, sistema keyless de acesso ao veículo e som Bose Surround são opcionais nas duas configurações.