ZF Superbanner - 13.08-13.11

Edição é limitada a 38 carros e surgiu de um pedido pessoal do piloto Fernando Alonso

A Aston Martin anunciou o novo Valiant, uma edição especial limitada a 38 unidades já alocadas. O Valiant foi concebido por meio de um pedido do piloto da Aston Martin Aramco Formula One Team, Fernando Alonso, que ajudou no desenvolvimento do design e nas especificações técnicas, junto com a equipe Q by Aston Martin.

O carro desenvolvido para as pistas, porém, com homologação para trafegar pelas ruas da cidade, desfruta do motor V12 biturbo de 5,2 litros com 745 cv de potência e 76,7 kgfm de torque, combinados com uma transmissão manual de seis marchas.

Detalhes mecânicos e aerodinâmicos

Para segurar toda essa potência do Valiant, a Aston Martin utilizou freios de cerâmica de carbono de série medindo 410 mm x 38 mm na dianteira e 360 mm x 32 mm na traseira. As rodas são de magnésio de 21 polegadas com pneus 275/35 para dianteira e 325/30 na traseira.

As tampas de rodas foram inspiradas no carro de corrida RHAM/1 “Muncher” Le Mans de 1980 reduzindo a turbulência e o arrasto criado pelas rodas giratórias, além de possuir seis entradas para ajudar no resfriamento dos freios.

Foi adotado um chassi auxiliar traseiro, impresso em 3D que ajudou a reduzir três quilogramas sem que houvesse diminuição na rigidez. Além de ser instalada uma bateria de íons de lítio, especifica para automobilismo, para economizar mais 11,5 kg.

No conjunto de suspensão, é utilizado o sistema adaptativo Multimatic Adaptive Spool Valve (ASV), capaz de ajustar cada amortecedor em menos de seis milissegundos. Os modos de condução Sport, Sport+ e Track, receberam recalibração para que possa ser explorado o desempenho total do Valiant.

Interior

Por dentro do Valiant, há combinação de fibra de carbono exposta com acabamento acetinado. O cockpit de dois lugares chama atenção em seu acolchoamento dos assentos e do estofamento leve.

O volante do Valiant é completamente novo e exclusivo do modelo, sem conter um corte reto na parte de baixo do aro, ele traz um circunferência completamente redonda, o aro possui diâmetro mais fino.

Foi feito um corte no túnel de transmissão que deixa exposto a ligação das mudanças de marcha, realçando a natureza mecânica do câmbio manual.

O Valiant tem uma meia gaiola integrada como padrão, juntamente com assentos Recaro Podium com acabamento personalizado. A meia gaiola de aço fornece o ponto de ancoragem para permitir a instalação de cintos de corrida de 4 pontos no carro.

 

Disponível com opção de acabamento de cabine em couro Alcantara ou semi-anilina, o novo carro da Aston Martin foca sua abordagem em materiais leves, acolchoamento dos bancos em Alcantara “em relevo” e volante tátil em Alcantara.

Os painéis das portas personalizados apresentam um design com painéis de malha para reduzir o peso, juntamente com puxadores de liberação da porta em tecido leve.

Embora as primeiras entregas devam começar no quarto trimestre de 2024, a Valiant fará sua estreia pública no Goodwood Festival of Speed de 2024 (11 a 14 de julho) com demonstrações dinâmicas no famoso percurso Hill Climb.

Share This