CONTEÚDO NATIVO*
Quando decidimos comprar um carro, o preço, invariavelmente, é o fator que mais influencia a decisão de compra. Embora outros quesitos sejam muito importantes para se fazer uma boa escolha, a definição de melhor negócio é fundamental para se alcançar um bom custo-benefício. Ou seja, aliar uma oferta atraente com um produto de qualidade. É nesse momento que uma grande dúvida costuma aparecer na mente do consumidor: adquirir um modelo seminovo ou um veículo 0 km?
A indecisão começa a aparecer quando o consumidor compara os preços entre uma categoria e outra de automóveis. É óbvio que, nos carros de segunda mão, as condições de compra se mostram mais convidativas, especialmente quando se compara o valor de um carro 0 km completo de um segmento e outro, maior e mais equipado, usado. No entanto, existem diversos fatores que devem ser levados em consideração para que, a longo prazo, tal vantagem não acabe se transformando em dor de cabeça.
As armadilhas dos carros seminovos começam pela sua desatualização em relação ao mercado. Algumas opções podem ser de versões antigas ou substituídas, o que agrava a desvalorização na revenda e, fatalmente, afetará os custos de manutenção no futuro, uma vez que as peças e componentes de reposição são mais difíceis de encontrar, mesmo em concessionárias.
Outros fatores, de natureza mais subjetiva, também atrapalham a negociação de um carro usado. O principal deles diz respeito à procedência. Caso o consumidor não recorra a empresas especializadas em inspenção veicular, com o intuito de investigar o histórico de conserto e sinistros do veículo desejado, a comprovação de que o carro está conservado é muito arriscada.
O universo dos 0 km também reserva sua parcela de prejuízo. O principal é a desvalorização que o carro sofre assim que sai da concessionária. Em um ano, o investimento realizado se vê reduzido em até 20%. Uma aquisição segura, no entanto, compensa este revés.
Colocando os quesitos racionais entre optar por uma categoria ou outra, todos pendem para o 0 km. A começar pela garantia. Tomando como exemplo um Chevrolet Onix LTZ 1.4 2013 ou um Citroën C3 Tendance 1.5 2013, ambos dispõem de apenas mais dois anos do benefício, enquanto um modelo da JAC Motors oferece seis anos para um J3S 1.5, por exemplo.
A garantia também serve para atestar a qualidade de um veículo, o que engloba, neste caso, a procedência do produto. No caso de um 0 km, o consumidor se vê respaldado pela concessionária, caso necessite de qualquer assistência. Tal segurança pode não ocorrer quando se opta por um modelo seminovo.
Quanto à manutenção, aproveitando os mesmos exemplos, o cliente gastaria menos de R$ 200 a mais para realizar as três primeiras revisões de um J3S em comparação com o valor da segunda e da última de um Onix (ante ao C3 a diferença é de menos de R$ 70). O pacote de manutenção básica também é favorável ao 0 km.
O valor total para a reposição das peças discriminadas na tabela da página anterior é de R$ 1230,84 para o Onix, R$ 1046,69 para o C3 e de R$ 1082,84 para o JAC. Além de ser mais barato do que o primeiro, o preço mais alto em relação ao Citroën seminovo é compensado pela já citada garantia mas extensa.
Portanto, antes de fazer sua escolha, o consumidor deve sempre colocar as contas na ponta do lápis, levando em consideração os benefícios de uma compra segura para decidir.
COMPARANDO NA PONTA DO LÁPIS
A tabela abaixo explicita um comparativo objetivo dos custos que o consumidor terá de arcar com a manutenção do veículo, tomando como exemplo dois veículos seminovos e um 0 km com preços equiparados.
Itens | J3 S 0 km | Onix LTZ 2013 | C3 Tendance 2013 |
Filtro de ar | R$ 46,38 | R$ 62,72 | R$ 45 |
Filtro de óleo | R$ 34,89 | R$ 20,45 | R$ 38 |
Filtro de combustível | R$ 29,03 | R$ 34,55 | R$ 25 |
Pastilhas de freio dianteiro | R$ 430,32 | R$ 193,10 | R$ 163,33 |
Amortecedores dianteiros | R$ 436,10 | R$ 840,02 | R$ 665,52 |
Velas de ignição (jogo) | R$ 106,12 | R$ 80 | R$ 109,84 |
Revisões** | R$ 1.204 | R$ 1.012 | R$ 1.136 |
Seguro | R$ 2.660 | R$ 2.425,60 | R$ 2.365,66 |
**Devido às condições de seminovos, foram considerados apenas os valores referentes às segunda e terceira revisões do Chevrolet Onix LTZ e do Citroën C3 Tendance. Já para o JAC J3S, o valor exposto é o total das três revisões até os 30.000 km.
FICHAS TÉCNICAS
Com preço sugerido de R$ 39.990, o JAC J3S oferece um amplo pacote de equipamentos de série. Além dos obrigatórios airbag duplo e freios ABS, o modelo tem ar-condicionado, direção hidráulica, sistema de som, trio elétrico, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, entre outros itens de comodidade e conveniência. O motor 1.5 flex é econômico e eficiente, sobretudo às necessidades urbanas. Seu comportamento para a cidade é beneficiado pelas suspensões independentes na frente e atrás que proporcionam maior conforto para superar obstáculos.
Modelo | JAC J3S 0 km |
Preço | R$ 39.990 |
Motor | dianteiro, transversal, 4 cilindros, flex |
Cilindrada | 1.499 cm³ |
Potência | 127 cv a 6.000 rpm |
Torque | 15,5 kgfm a 4.000 rpm |
Câmbio | manual, 5 marchas |
Tração | dianteira |
Medidas | Comp.: 3,96 m / Larg.: 1,65 m / Alt.: 1,46 m / Entre-eixos: 2,40 m |
Peso | 1.060 kg |
Modelo | Citroën C3 Tendance 2013 |
Preço (Fipe) | R$ 38.154 |
Motor | dianteiro, transversal, 4 cilindros, flex |
Cilindrada | 1.449 cm³ |
Potência | 93 cv a 5.500 rpm |
Torque | 14,2 kgfm a 3.000 rpm |
Câmbio | manual, 5 marchas |
Tração | dianteira |
Medidas | Comp.: 3,94 m / Larg.: 1,70 m / Alt.: 1,52 m / Entre-eixos: 2,46 m |
Peso | 1.110 kg |
Modelo | Chevrolet Onix LTZ 2013 |
Preço (Fipe) | R$ 39.121 |
Motor | dianteiro, transversal, 4 cilindros, flex |
Cilindrada | 1.389 cm³ |
Potência | 106 cv a 6.000 rpm |
Torque | 13,9 kgfm a 4.800 rpm |
Câmbio | manual, 5 marchas |
Tração | dianteira |
Medidas | Comp.: 3,93 m / Larg.: 1,70 m / Alt.: 1,48 m / Entre-eixos: 2,52 m |
Peso | 1.067 kg |
*CONTEÚDO NATIVO: é um conteúdo patrocinado por um anunciante desenvolvido por uma equipe de especialistas que não fazem parte da redação da CARRO.