As luzes do painel do carro sempre foram uma forma eficiente de comunicação entre o sistema do veículo e seus motoristas. Desde os carros mais antigos, até os modelos mais atuais, quando uma luz acende é sinal de que alguma coisa pode estar fora do lugar. Mas, afinal, o que significa cada aviso e o que fazer quando elas acendem? Confira abaixo os principais avisos que podem aparecer no painel do seu carro.
Qual o significado das luzes do painel do carro?
Antes de mostrar os significados de cada luz de emergência que acende no painel do carro, vale lembrar que a quantidade pode variar dependendo do veículo. Naqueles mais básicos, sem muitas assistências eletrônicas, a quantidade de luzes será menor do que as que aparecem nos veículos com mais assistências. O ideal é sempre conferir o manual do carro para saber exatamente a quantidade e o que cada aviso daquele quer dizer.
Outro ponto que é importante frisar é que ligar a ignição, todas as luzes devem acender por poucos segundos e apagar logo em seguida. Nos casos onde elas permanecem acesas ou acenderem durante a condução, pode ser um indicativo de alguma anomalia, sendo necessário levar o veículo até um especialista para verificar o que está ocorrendo. Mas afinal, quais são as principais luzes que podem aparecer no painel?
| LEIA MAIS: Nissan Kicks 2023: testamos a versão Exclusive CVT
| LEIA MAIS: BYD Yuan Plus: Avaliamos o SUV chinês 100% elétrico
Luz do airbag
Em geral, essa luz acende quando o sistema do airbag pode apresentar falhas caso ocorra um acidente.
Luz de advertência dos cintos de segurança
Essa luz acende quando algum dos ocupantes do veículo não está com o cinto afivelado. Dependendo do carro, esse aviso pode ser apenas para os cintos dos bancos dianteiros, ou em todos os cintos do automóvel. Se aparecer o aviso, verifique se todos os ocupantes estão de cinto.
Luz do freio
Esse aviso acende quando o sistema de freio pode falhar por falta de fluido ou quando o freio de estacionamento é acionado.
Luz do ABS
Essa luz acende quando o sistema de freio não está funcionando de forma correta.
| LEIA MAIS: Revista O Mecânico: Viagem de Férias: dicas de manutenção para garantir a segurança do veículo e evitar dores de cabeça
Luz do EPS
Essa luz acende quando a direção elétrica para de funcionar.
Luz indicadora de falha do motor
Quando essa luz acende, é sinal de que existe alguma falha no motor. As falhas podem estar relacionadas com o mau funcionamento do sistema de emissões, falhas no funcionamento do motor e alto consumo de combustível.
Luz indicadora de aquecimento de combustível
Essa luz indica que o sistema de partida a frio está ativo e aquecendo o combustível. Quando ela apagar, pode ser dada a partida no motor.
Luz da bateria
É acionada quando o alternador do veículo não consegue carregar mais a bateria.
Luz do óleo
Indica problemas no sistema de lubrificação do motor ocasionadas por falta de pressão ou por conta do baixo nível do óleo.
Luz do combustível
Aparece quando o tanque de combustível está vazio, ou como popularmente é dito, na reserva. Nesses casos, o recomendado é abastecer o veículo o mais rápido possível.
Luz de temperatura do motor
É mostrada quando a temperatura do motor fica mais alta do que o normal. Nesses casos, pode indicar algum problema no sistema de arrefecimento.
–