A Mercedes-Benz começou a vender a nova Classe E no Brasil há pouco tempo. Testamos a versão de entrada, a E 250 Avantgarde. A plataforma é a mesma, mas o design foi totalmente renovado e o modelo adotou um motor mais eficiente, para atender às normas de emissões de poluentes europeias.

A marca sabe que sua base de clientes está concentrada em uma geração que já não pode ser consi­derada exatamente jovem. Em busca do rejuvenescimento, a reestilização do modelo ganhou algum arrojo.

Há linhas mais ousadas e vincos mar­cantes. As lâmpadas tradicionais foram substituídas por LEDs e, apesar de estarem sob uma lente úni­ca, ainda continuam com dois fachos para lembrar que o E usava dois pares de faróis desde 1997.

O interior usa couro sintético e aço es­covado. Madeira só na E 350. Um pouco de juventude, mas ainda com o ar aris­tocrático de sempre. Talvez o suficiente para atrair novos clientes e não desagra­dar os atuais de mais idade.

Experiente ou novato, porém, quem gosta de guiar saberá que está no lugar certo em poucos minutos ao volante. O modelo continua um carro sempre à mão do motorista.

A direção é rápida e precisa, o acerto da suspensão mostra-se eficiente e não falta confiança ao motorista para entrar forte nas curvas. O novo motor tem respostas ainda mais fortes ao ser exigido.

Na melhor receita do downsizing, o 2.0 turbo entrega 211 cv e 35,7 mkgf de tor­que já a baixas rotações. Auxiliado pelo sistema start-stop, que desliga o motor em paradas para poupar combustível, o consumo é baixo: 8,4 km/l na cidade, marca digna de motores 1.6.

O câmbio automático de 7 marchas apresenta trocas suaves, mas não é dos mais dinâmicos. A suspensão traseira tem amortecedores adaptativos, com uma válvula que regula o sistema auto­maticamente, de acordo com o terreno.

Os freios são tão eficientes quanto o acelerador. Em caso de perda de aderên­cia, a eletrônica ainda pode reduzir a po­tência do motor e controlar a tração em cada roda.

Seu bolso

Preço (carro testado): R$ 229.900

Desvalorização (1 ano): 15 %

Garantia: 1 ano

Financiamento (taxa mensal): 1,5 %

Parcela (50% de entrada + saldo em 36x): R$ 4.155

IPVA (4%): R$ 9.196

Versão básica: R$ 229.900

Conclusão

Média Final: 8,5

A atualização conferiu jovialidade, mas o visual ainda tem uma dose de sobriedade ou não seria um sedã Mercedes. A dirigibilidade continua impecável e está acompanhada de um motor ainda mais eficiente e bons ajustes na suspensão. – Ricardo Ribeiro

Nossas medições

Aceleração 0-100 km/h: 7,8s

Retomada 60-120 km/h em Drive: 8,3s

Frenagem 80 a 0 km/h (m): 23,4

Consumo cidade (km/l): 8,4

Consumo estrada (km/l): 13,1

Ruído a 120 km/h em Drive (dB): 61,8

Dados da fabricante

Motor 4 cil. turbo, dianteiro, longitudinal; Cilindrada 1.991 cm3; Potência 211 cv a 5.500 rpm; Torque 35,7 kgfm entre 1.200 e 4.000 rpm; Câmbio automático, 7 marchas; Tração traseira; Comprimento 4,87 m; Largura 2,07 m; Altura 1,47 m; Entre-eixos: 2,87 m; Porta-malas 540 l; Peso 1.680 kg

Share This