Confira as principais diferenças entre o modelo da Fiat e o hatch da Volkswagen, ambos com preços de R$ 89.990.
Lançado em 2023, o Volkswagen Polo Track rapidamente se destacou no mercado nacional como um dos principais concorrentes no segmento de hatchbacks. Este modelo assumiu a desafiadora tarefa de substituir o icônico Volkswagen Gol, um verdadeiro símbolo de carro popular no Brasil. Em resposta, a Fiat lançou o Argo Endurance neste ano, também voltado para quem busca custo-benefício e as vantagens da suspensão mais alta. Ambos os veículos oferecem um pacote básico de equipamentos e são equipados com motorização confiável: o Polo Track conta com um motor 1.0 MPI, enquanto o Argo Endurance vem com o propulsor 1.3 Firefly. Tanto a Fiat quanto a Volkswagen oferecem os modelos a partir de R$ 89.990.
Além disso, é importante considerar que o Volkswagen Polo Track faz parte de uma linha que inclui outras versões derivadas, como o Polo Robust, com preço de R$ 89.990, e o Polo Rock In Rio, uma edição especial em homenagem ao festival carioca, disponível por R$ 92.990. A Fiat, por sua vez, oferece configurações mais acessíveis do Argo, como a configuração 1.0, que custa R$ 85.990, e a versão 1.0 Drive, vendida por R$ 87.990.
Fiat Argo Endurance
O Argo Endurance é uma das versões mais acessíveis e versáteis do hatchback da Fiat, uma vez que conta com suspensão elevada com altura de solo de 186 mm, ângulo de entrada de 20,5º e ângulo de saída de 33º, o que proporciona uma boa capacidade para enfrentar terrenos variados, como as ruas esburacadas do país.
Equipado com o motor 1.3 Firefly, o Argo Endurance entrega até 107 cv e 13,7 kgfm de torque, combinado com um câmbio manual de cinco marchas. Em termos de consumo, o modelo apresenta uma eficiência de 9,1 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina na cidade, e 10 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina na estrada.
Com dimensões de 3,99 metros de comprimento, 1,72 metro de largura, 1,50 metro de altura e 2,52 metros de entre-eixos, o Argo Endurance tem um porta-malas com capacidade de 300 litros, características similares às do compacto da Volkswagen.
O preço base do Argo Endurance é de R$ 89.990, só que pode aumentar com a inclusão de opcionais. O Pack Comfort, por R$ 4.990, inclui central multimídia, volante multifuncional, sensor de estacionamento, faróis de neblina, porta USB e cinco pacotes de acessórios. O Pack Essential, disponível por R$ 2.057, oferece tapetes de borracha, calha de chuva, organizadores de banco e porta-malas, além de soleira e frisos laterais. O Pack Essential Plus, com custo de R$ 1.254, adiciona engate e protetor de porta-malas, além de tapetes com bordas elevadas. Por fim, o Pack Tech, que custa R$ 1.475, inclui câmera de ré e sensor de estacionamento.
De série, o Fiat Argo Endurance vem equipado com chave canivete, ar-condicionado com filtro antipólen, computador de bordo, controle de estabilidade, direção elétrica progressiva, sistema de partida a frio e volante com regulagem de altura, entre outros itens.
Volkswagen Polo Track
O Polo Track é a versão de entrada da Volkswagen, sucessora do tradicional Gol. Equipado com o motor 1.0 MPI Flex de três cilindros, entrega até 84 cv e 10,3 kgfm de torque, combinado com um câmbio manual de cinco marchas.
Em termos de consumo, o Polo Track apresenta eficiência de 9,3 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina na cidade, e 10,5 km/l com etanol e 15 km/l com gasolina na estrada.
O Polo Track tem dimensões de 4,07 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,47 metro de altura e 2,56 metros de entre-eixos, com um porta-malas de 300 litros. Vem de série com volante multifuncional, ar-condicionado, direção elétrica e rádio Media Plus II. Em termos de segurança, inclui quatro airbags, controle eletrônico de estabilidade, ISOFIX, alerta de afivelamento do cinto de segurança, entre outros.
O preço do Polo Track é de R$ 89.990. Assim como o Argo Endurance, o Polo Track pode ter um custo adicional com opcionais. O pacote VW Play, disponível por R$ 1.600, inclui duas luzes de leitura dianteiras, sistema multimídia “VW PLAY” com tela touchscreen de 10″, App-Connect e antena GPS para App-Connect.
Quem leva a melhor?
Motor e Desempenho: O Argo Endurance oferece um motor mais potente (107 cv) em comparação ao Polo Track (84 cv). No entanto, o Polo Track possui recursos de segurança e conforto mais avançados.
Consumo: O Polo Track apresenta uma leve vantagem em termos de eficiência de combustível com etanol e gasolina, tanto no trecho urbano quanto no rodoviário.
Dimensões e Espaço: O Polo Track é ligeiramente maior em comprimento e largura, oferecendo um espaço interno semelhante ao do Argo Endurance, ambos com porta-malas de 300 litros.
Preço e Equipamentos: O Argo Endurance apresenta uma proposta de personalização mais variada, enquanto o Polo Track oferece mais recursos de série em termos de conforto e segurança. O preço base é igual para ambos.
Qual escolher?
A escolha entre o Argo Endurance e o Polo Track dependerá das suas prioridades. O Argo Endurance oferece mais potência, enquanto o Polo Track apresenta uma melhor eficiência de combustível. Embora o Argo Endurance possa ser equipado com diversos opcionais, isso pode elevar significativamente seu custo. Por outro lado, o Polo Track tem pacote opcional com um valor mais acessível.
Além das características técnicas e de custo, o design também pode influenciar sua decisão. Algumas pessoas podem preferir o visual mais sóbrio do Polo Track, enquanto outras podem se interessar pelo design mais ousado do Argo Endurance. Vale destacar que, visualmente, ambos os modelos já estão no mercado há algum tempo e podem parecer um pouco datados para alguns. Visto que o modelo da Volkswagen segue a receita do Polo lançado por aqui em 2017, mesmo ano que a Fiat lançou o Argo no Brasil.