ZF Superbanner - 13.08-13.11

SUV compacto vem equipado com motor 1.3 litro turbo T270 de até 185 cv e sobra na potência, mas isso não basta

Lançado em 2022, o Fiat Fastback é um dos SUVs compactos mais vendidos do Brasil uma vez que teve 18.178 unidades vendidas entre janeiro e maio deste ano, segundo a Fenabrave. Um dos atributos que ajudam o crossover cair no gosto do público é o design ousado, bem como o motor 1.3 litro turbo T270 de até 185 cv. Inclusive, esse propulsor equipa a Fiat Toro e os Jeep Renegade e Compass. Pois bem, a Revista Carro avaliou o Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Flex por uma semana rodando um pouco mais de 150 km, em trajetos de estrada e cidade.

Na cidade e na estrada

O Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Flex, que é vendido por R$ 159.990 no site da marca é derivado do Pulse, com quem compartilha plataforma MLA.

Já em arrancadas ela trabalha bem com o motor 1.3 litro T270, que entrega até 185 cv com etanol e 180 cv com gasolina com torque de 27,5 kgfm para os dois combustíveis. Sua suspensão tem acerto mais esportivo e firme e vem calçada com pneus de 205/50 de perfil baixo com rodas de 18 polegadas, o que para o uso no dia a dia nas ruas esburacadas brasileiras não é tão confortável em terrenos ruins. Todavia, na estrada o modelo fica firme e seguro para utilizar o botão Abarth, que permite trocas de marchas em rotações mais elevadas.

Com peso de 1.304 kg, o Fiat Fastback equipado com o T270 permite dirigir com uma pegada esportiva, fazendo de zero a 100 km/h em 8,1 segundos, sendo a velocidade máxima de 210 km/h. Com isso, o modelo é ligeiro em ultrapassagens na estrada e na cidade, inclusive, em subidas. Portanto, quem procura esportividade certamente o Fastback será um modelo ideal.

Em relação ao consumo, o Fiat Fastback fez uma média próxima a do Inmetro, pois com etanol fez 10,6 km/l. Contudo, o crossover é um pouco apertado para quem tem família grande.

Espaço interno e porta-malas

O Fiat Fastback mede 4,42 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,54 metro de altura e 2,53 metros de entre-eixos. Embora tenha um bom número de entre-eixos, o modelo é ideal para pessoas de no máximo 1,70 metro de altura. Além disso, se for mais alta é possível que a cabeça encoste no teto do crossover facilmente, o que gera muito desconforto. Outro ponto, que o banco traseiro, mesmo com três cintos e três encostos de cabeça, não é ideal fazer uma viagem longa ou andar em pequenos trajetos com três pessoas sentadas nelas, visto que elas irão viajar apertadas. Ponto de consolo, tem saída de ar-condicionado traseiro e uma porta USB. Porém, se o habitáculo é um pouco apertado, resta porta-malas, que tem capacidade de até 516 litros com acabamento em borracha.

Equipamentos

O Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Flex vem equipado com uma central multimídia de 10,1 polegadas, que está virada para o motorista, melhorando a ergonomia, o conforto e a segurança na direção. Ademais, esse equipamento está alinhado com os novos produtos apresentados em diversos veículos vendidos por aqui, pois tem manuseio igual ao de um smartphone, tela com um bom brilho e cores vivas, câmera de ré HD, GPS nativo, que funciona bem, ajustes do ar-condicionado na tela e, por fim, conexão com Android Auto e Apple CarPlay com ou sem fio. Já o painel de instrumentos é de 7 polegadas de fácil visualização e com desenho elegante.

Apesar de não contar com sistemas ADAs, o Fiat Fastback vem equipado com controle eletrônico de aceleração, controle de estabilidade, sinalização de frenagem de emergência, faróis em LED, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, ABS com EBD, sistema Start & Stop, chave Keyless, entre outros, equipamentos.

Vale a pena para quem não tem família grande

O Fiat Fastback certamente é para uma pessoa jovial, uma vez que tem desenho coupé, que é ousado para um SUV compacto. O interior é elegante, mesmo sem acabamento soft touch, mas com plásticos bem encaixados, bancos com desenho esportivo e confortáveis. Isso, sem falar do motor 1.3 litro turbo de até 185 cv, que confere ainda mais esportividade para a versão Limited Edition Turbo 270 Flex, que não é a Abarth Turbo, mas também traz um pouco de emoção ao acelerar. Contudo, se tiver uma família grande o Fiat Fastback não atenderá as expectativas, mesmo com amplo porta-malas.

Share This