Modelo da BYD é mais potente, já o crossover da Leapmotor pode rodar mais no modo elétrico
O mercado de SUVs eletrificados no Brasil está em expansão após a chegada dos modelos chineses. Inclusive, o segmento deve ganhar em breve o Leapmotor C10, uma vez que a Stellantis, dona da marca chinesa, já anunciou a chegada do crossover por aqui. Portanto, a Revista Carro traz um comparativo entre o BYD Song Plus, um dos híbridos plug-in mais vendidos do Brasil, e o novo SUV híbrido chinês que está para chegar ao mercado brasileiro.
Dimensões e Espaço Interno
O BYD Song Plus mede 4,70 metros de comprimento, 1,89 metro de largura, 1,68 metro de altura e 2,76 metros de entre-eixos, o que é ligeiramente menor do que o Leapmotor C10, que tem 4,73 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,68 metro de altura e 2,82 metros de entre-eixos. O porta-malas do Song Plus tem 574 litros contra 370 litros do C10, que neste caso perde a disputa.
Sistema de Motorização e Desempenho
O Song Plus vem equipado com uma motorização híbrida que entrega 235 cv e 40,8 kgfm de torque combinados. Com isso, o BYD é mais potente do que o Leapmotor C10, que deve ter um motor a combustão com sistema Atkinson 1.5 litro aspirado e outro elétrico, que entrega até 215 cv.
Bateria e Autonomia
O BYD Song Plus vem equipado com a Blade Battery (LFP) de 18,3 kWh, o tempo de recarga é de 3 horas em uma fonte de 6,6 kW, que permite ao modelo rodar até 110 km no modo elétrico, segundo dados do Inmetro. Por sua vez, o Leapmotor deve ir mais longe, visto que na China a autonomia é de 145 km. Todavia, esse dado são chineses e não do Inmetro. Portanto, ainda é cedo para falar que o C10 ganha a disputa de quem pode ir mais longe.
Todavia, ao falarmos de autonomia total, o BYD Song Plus alcança 1.080 km e o consumo é de 14,9 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Enquanto o C10 tem somente a autonomia total informada de 950 km.
Tecnologia e Conectividade
Como é de conhecimento de todos, a BYD instala amplas telas em seus veículos, o que não foi diferente do Song Plus, que tem uma tela de 15,6 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Diferente do modelo da BYD, que gira, a do Leapmotor C10 é menor, visto que tem 14,6 polegadas, e não se mexe.
Segurança
O BYD Song Plus: Embora os detalhes sobre as avaliações de segurança não tenham sido especificados, o modelo conta com diversos recursos avançados de assistência ao motorista, comuns em veículos da BYD.
O Leapmotor C10 obteve cinco estrelas no teste de segurança Euro NCAP, com 89% de proteção para adultos, 85% para crianças, 77% para pedestres e 76% nos sistemas de assistência à condução, mostrando um bom desempenho nos critérios de segurança. Todavia, nos mesmos testes do Euro NCAP, o BYD Song Plus também teve cinco estrelas, porém obteve uma ligeira vantagem, visto que teve uma pontuação de 90% na proteção para adultos, 85% para crianças, 83% para pedestres e ciclistas, além de 77% para sistemas de assistência à condução.
Preço
O BYD Song Plus é vendido no Brasil por R$ 244.800. Já o Leapmotor C10 ainda será lançado no Brasil, mas é esperado que a Stellantis venda o crossover com um preço competitivo para tentar frear as vendas da marca chinesa.