Modelo parte de R$ 906,9 mil e versão F1 Edition ultrapassa 1 milhão de reais

A Mercedes-Benz lançou hoje o novo AMG C 63 S E Performance com motor 2.0 turbo que trabalha em conjunto com uma Unidade de Tração Elétrica (EDU) no eixo traseiro formando um conjunto híbrido.

Derivada dos veículos de corrida da Fórmula 1, a tecnologia aumenta a potência do conjunto e proporciona uma experiência de condução diferenciada. O desenvolvimento do esportivo da Mercedes foi totalmente focado na performance.

Há possibilidade de andar no modo totalmente elétrico com o novo AMG C 63 S E Performance, porém neste caso são apenas 13km de autonomia de acordo com o ciclo WLTP. A ideia da adição da EDU é a entrega rápida de potência e torque para o veículo. Assim como nos carros da Fórmula 1, há necessidade do gerenciamento da carga para que seja utilizado toda a potência. Um exemplo disso são as voltas de qualificação, em que o conjunto entrega toda a potência disponível da unidade elétrica em conjunto com o motor a combustão, porém, há necessidade de uma volta mais controlada para que o conjunto elétrico seja recarregado, permitindo uma nova utilização de toda a potência. Vale lembrar que a unidade elétrica tem resfriamento direto das células.

 

Motorização

 

Em questão de potência, o sistema combinado entrega 680 cv e 104 kgfm de torque. Separados o motor a combustão gera 476 cv e o motor elétrico produz 204 cv. Esse conjunto permite que o esportivo tenha uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.

A bateria de oferece uma capacidade de 6,1 kWh, saída contínua de 95 cv e saída de pico de 204 cv por dez segundos. O carregamento é feito através do carregador AC a bordo de 3,7 kW, em estações de carregamento, wallbox ou tomada doméstica. A bateria é projetada para entrega e absorção rápida de energia.

 

Turbocompressor elétrico

Um motor elétrico, com cerca de quatro centímetros de espessura, é integrado diretamente no eixo do turbocompressor entre a roda da turbina no lado do escape e a roda do compressor no lado da admissão. Controlado eletronicamente, ele aciona diretamente o eixo do turbocompressor e, assim, acelera a roda do compressor, antes que o fluxo de gases de escape assuma o acionamento de maneira convencional.

Isso faz com que o motor a combustão tenha uma reação mais rápida ao pisar no pedal do acelerador. Com essa eletrificação no turbocompressor, é permitido um torque amis alto em baixas rotações. Mesmo quando o condutor retira o pé do acelerador ou freia, a tecnologia é capaz de manter a pressão de impulso o tempo todo.

Outro destaque é a injeção de combustível em dois estágios. No primeiro estágio, injetores piezoelétricos especialmente rápidos e precisos entregam o combustível nas câmaras de combustão a pressões de até 200 bar. O segundo estágio adiciona injeção de combustível na admissão com válvulas solenoides, necessária para alcançar a potência específica alta do motor.

 

Controle de tração por motor elétrico

O controle da dinâmica veicular também se beneficia do sistema híbrido. Em vez da intervenção de frenagem pelo ESP, o motor elétrico pode controlar a tração assim que uma roda sinaliza muito deslizamento. Para isso, o sistema de controle inteligente reduz o torque de condução do motor elétrico que é transferido para a roda através do diferencial traseiro de deslizamento limitado. O resultado é que o ESP não precisa intervir, ou apenas o faz mais tarde. Com isso, o motor de combustão interna pode assim operar com um torque mais alto, além da energia “destruída” durante a frenagem pode ser usada para recarregar a bateria.

Estágios de direção AMG

O sistema de direção tem três estágios, do qual é apresentada uma taxa de geometria variável que se adapta ao programa de condução selecionado. Em altas velocidades, a assistência de direção diminui; em baixas velocidades, ela é constantemente aumentada. Como resultado, apenas uma quantidade comparativamente pequena de força é necessária em baixas velocidades, assim como ao manobrar e estacionar. Ao dirigir mais rápido, o controle ideal do veículo é mantido. Nos ajustes de suspensão “Sport” e “Sport+”, o condutor também experimenta significativamente mais feedback sobre as condições de condução através do volante.

As rodas traseiras operam com um ângulo máximo de esterçamento de 2,5 graus. Até este ponto, as rodas traseiras viram na direção oposta às rodas dianteiras em velocidades de até 100 km/h (variável dependendo da configuração do AMG DYNAMICS). Isso leva a um encurtamento virtual da distância entre eixos e resulta em uma entrada nas curvas significativamente mais ágil, menor esforço de direção e maior capacidade de manobra.

Em velocidades acima de 100 km/h (variável dependendo da configuração do AMG DYNAMICS), as rodas traseiras viram em paralelo às rodas dianteiras, até um máximo de 0,7 graus.

 

Versão F1 Edition

A versão “F1 Edition” combina diferentes itens de individualização com um visual inspirado no automobilismo de competição. O acabamento externo na cor cinza alpino MANUFAKTUR é único. Detalhes em acabamento vermelho nas laterais e nos para-choques, e um gradiente da cor cinza para preto com o logo AMG adicionam confirmam a edição especial. As rodas forjadas AMG de 20 polegadas com 5 raios duplos são pintadas em preto fosco e trazem as bordas vermelhas, seguindo o esquema de cores das rodas do Medical Car da Mercedes-AMG na F1.

O pacote aerodinâmico AMG melhora a condução em altas velocidades, incluindo recursos aerodinâmicos como um difusor frontal maior, os painéis de longarina redesenhados, placa difusora adicional e um spoiler na tampa do porta-malas. O pacote AMG Night II incrementa a aparência inspirada no automobilismo da “F1 Edition”.

O interior é caracterizado pelo contraste entre preto e vermelho. Os bancos AMG Performance são estofados em couro nappa exclusivo preto com costura vermelha e logos AMG gravados nos encostos de cabeça dianteiros. Além disso, há cintos de segurança vermelhos e elementos de acabamento AMG em fibra de carbono com linha vermelha. O volante AMG Performance em couro nappa/microfibra DINAMICA com costura vermelha e os painéis das soleiras das portas AMG com iluminação vermelha “AMG” também seguem o esquema de cores da “F1 Edition”.

 

Teste em Pista

Andamos na pista com dois modos de condução diferente. O primeiro utilizado foi o Comfort e, mesmo nesse modo, o AMG C 63 S Peformance entrega uma dinâmica boa e uma potência relativa. O carro mais macio garante a estabilidade do conjunto.

Já no modo Race, os 680 cv de potência são impostos de maneira agradável. O esportivo melhora a sua dinâmica em pista, graças ao conjunto de suspensão e direção, que garantem maior estabilidade do veículo. É perceptível como o carro fica “nas mãos” com a direção mais firme, permitindo maiores velocidades nas entradas e saídas de curvas.

O sistema de freios AMG com pinças fixas de seis pistões na frente e pinças flutuantes de um pistão na traseira dão conta do recado. Durante as frenagens em alta velocidade, o carro não tem balanços ocasionados pelas saídas da traseira ou dianteira, permanecendo estável.

Share This