Mercado brasileiro pode receber o novo modelo elétrico da GAC no próximo ano, o que deve intensificar a briga entre veículos eletrificados chineses

Fotos: CarNewsChina/Reprodução e BYD e Carro/Divulgação

O mercado de veículos elétricos segue em expansão, com diversos modelos chineses ganhando destaque. O próximo modelo a ser lançado por aqui pode ser o GAC Aion UT, que vai chegar após investimento de R$ 5,5 bilhões da marca no Brasil. Com isso, Dolphin e Ora 03, que navegam sozinhos no mercado nacional, vão ganhar um novo concorrente, impactando nas vendas do modelo da BYD, que apenas em 2024 teve mais de 14 mil unidades emplacadas, enquanto o elétrico da GWM registrou 5 mil unidades vendidas.

Portanto, além do comparativo do Ora 03 contra o BYD Dolphin, que a Revista Carro já vez, assim como a Revista O Mecânico também comparou com professor do SENAI tecnicamente os dois modelos. Em vista disso, agora é a hora de comparar os três modelos. Vale dizer que GAC Aion UT foi lançado recentemente no Salão do Automóvel de Guangzhou

Características dos três chineses

GAC Aion UT
O GAC Aion UT oferece um motor elétrico com potência de 134 cv e bateria de 68 kWh. A autonomia declarada no ciclo CLTC é de 650 km, só que não há dados homologados pelo Inmetro, já que o modelo ainda não foi lançado no Brasil.

O Aion UT mede 4,27 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,57 metro de altura e 2,75 metros de entre-eixos. O modelo pode ter rodas de 16 ou 17 polegadas. No interior, o destaque é a multimídia flutuante de 14,6 polegadas, combinada com painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas.

GWM Ora 03 Skin
O GWM Ora 03 Skin, vendido no Brasil por R$ 150 mil, vem equipado com motor elétrico de 171 cv e torque de 250 Nm. A bateria de 48 kWh garante uma autonomia de 232 km, de acordo com o Inmetro.

GWM Ora Skin poderá andar até 232 km, diz Inmetro

O compacto mede 4,23 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,60 metro de altura e 2,65 metros de entre-eixos, com rodas de 18 polegadas. O hatch com cara esportivo é equipado com sistemas autônomos de condução e oferece acabamento esportivo no interior, além de duas telas de 10,25 polegadas.

GWM Ora Skin poderá andar até 232 km, diz Inmetro

BYD Dolphin
O BYD Dolphin é oferecido no Brasil por R$ 159.800, com motor de 95 cv e torque de 180 Nm. Sua bateria de 44,9 kWh permite rodar até 291 km com uma carga completa. Já a versão Dolphin Plus conta com 204 cv, 330 km de autonomia e bateria de 60,4 kWh.

BYD Dolphin

O Dolphin tem 4,12 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,57 metro de altura e 2,70 metros de entre-eixos. No interior, há uma central multimídia giratória e painel de instrumentos digital. Contudo, o modelo não vem equipado com sistemas ADAS.

BYD Dolphin tem entre eixos de carro grande, 2,70 m

Qual é o melhor?
Ao comparar os três modelos, o GAC Aion UT se destaca pela maior autonomia, com 650 km, embora ainda não tenha dados do Inmetro. No Brasil, o BYD Dolphin Plus com 330 km de autonomia leva vantagem sobre o GWM Ora 03 Skin que tem 232 km.

BYD Diamond mostra que a cor faz a diferença

Foto: BYD/Divulgação

Em termos de potência, o Dolphin Plus também lidera com 204 cv na versão Plus, enquanto o GWM Ora 03 Skin tem 171 cv. Por sua vez, o Aion UT tem um motor de 134 cv. Portanto, o cliente que optar pelo Dolphin de entrada terá um modelo menos potente, visto que tem 95 cv.

Em relação aos recursos, o GWM Ora 03 Skin, que é a versão de entrada, é o único que inclui sistemas autônomos de condução, uma característica que não está presente no BYD Dolphin. O preço também varia, com o GWM Ora 03 Skin sendo o mais acessível entre os três, seguido pelo BYD Dolphin e sua versão Plus. A escolha entre esses modelos dependerá das prioridades individuais, seja autonomia, desempenho, visual ou recursos tecnológicos. Claro, o GAC Aion UT ainda não tem preço no mercado brasileiro. Todavia, não deve fugir dos valores dos outros modelos chineses.

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