Todo mês na revista CARRO o consultor técnico Bob Sharp responde às dúvidas dos leitores sobre o universo do automóvel. Na edição 274, deste mês, o especialista preparou um especial para esclarecer um do mitos mais propagados entre os entusiastas de carro: o de que torque é bom para arrancadas e potência para velocidade final. Leia a explicação abaixo para entender a relação entre os dois.

Ouço muita gente dizer que o torque é importante para as arrancadas e a potência para a velocidade final. Isso procede?
Leonardo H. Martins de Souza (São Paulo, SP)

Se existe algo que embaralha a cabeça de muitos, é a questão de torque e potência. A tal ponto que se criou o ditado, ou o mito, de que “torque é para arrancada e potência é para velocidade”. Pois bem, não é nada disso. Vamos começar a entender para que não reste mais dúvidas sobre o tema.

Torque é um esforço de torção, ou torcional, produzido pelo motor. Para ser mensurado, é usado um artifício: colocar o motor para funcionar com aceleração máxima em um dispositivo chamado dinamômetro, mas mantido em várias rotações – 1.000, 2.000, 3.000 etc. — por meio de um freio hidráulico ou elétrico. Conhecido o torque nas várias rotações, vem o cálculo da potência. De uma maneira simplificada, potência é torque multiplicado pela rotação.

Potência x torque de motor 2.0 turboConceitualmente falando, torque é trabalho. O trabalho de subir um aclive é o mesmo se feito por um carro de 50 cv ou outro de 500 cv. Ambos vão subir a ladeira, vão realizar o mesmo trabalho. Só que o mais potente fará o percurso em um tempo incomparavelmente menor, por ter mais potência.

A mesma coisa ocorre com a aceleração. Esses mesmos carros citados vão ser submetidos a um teste de aceleração a partir da imobilidade, como 0 a 100 km/h: ambos vão atingir essa velocidade, mas o mais potente levará bem menos tempo.

Parece simples, com mais potência sobe-se o aclive e chega-se a 100 km/h em menos tempo, mas não é só isso. Os motores da maioria de nossos carros atualmente funcionam aspirando o ar atmosférico, ao qual se junta o combustível para formar uma mistura chamada ar-combustível que, uma vez inflamada, expande-se ao queimar, gerando as altas pressões internas que fazem o motor funcionar.

RESPIRAÇÃO
Comparando ao nosso corpo, o ar chega ao interior do motor da mesma forma que o aspiramos. Os pulmões se expandem, criam uma depressão e o ar atmosférico preenche o espaço. No motor, há uma série de condições para que o ar chegue ao seu interior e essas são determinadas por cálculo para que o propulsor apresente as características de funcionamento que seu projetista deseja.

Não interessa a ninguém que a potência utilizável, dita palpável, só apareça em rotações altas, pois um carro com um motor desses seria muito desagradável de dirigir. Na hora de arrancar seria necessário acelerar até uma rotação bem alta e deixar a embreagem patinar por muitos metros até que o pedal pudesse ser totalmente liberado. O esforço sobre a embreagem seria enorme, e sua vida útil, muito breve. Não, a potência não deve demorar a surgir.

É aí que entra o torque. Quanto mais cedo — em termos de rotação — ele ocorrer e maior for, mais cedo será a produção de potência. Mas é inviável exagerar nessa busca por potência em rotações baixas, pois ela não poderá aumentar muito nas rotações mais altas. Como se vê, projetar um motor inclui conciliar os conflitos resultantes de sua própria natureza, tendo em conta os objetivos do projetista. É preciso ter potência palpável em baixa rotação e bastante potência nas rotações mais altas. É o chamado motor elástico.
 

Motor diesel 4.0 da Audi: 441 cv de potência e 68 kgfm a apenas 1.000 rpm

Felizmente, essa conciliação se tornou mais viável e fácil graças à tecnologia, como o sistema VTEC da Honda, aos comandos de válvulas variáveis cada vez mais comuns e, principalmente, à popularização dos turbos. Nesses casos, o objetivo é aumentar a carga de ar admitida ao motor nas faixas de rotação mais baixas.

OPÇÃO PELA POTÊNCIA
Falando nisso, há um conceito errado de que motores multiválvulas, como os de quatro válvulas por cilindro, têm “pouco torque”. A verdade é que esses motores são intencionalmente projetados para desenvolver mais potência, pois a área de passagem de ar por duas válvulas é bem maior do que por uma, lembrando-se de que válvulas muito grandes pesam mais e isso limitaria a rotação e a potência.

Porém, uma análise de motores de mesma cilindrada, por exemplo, um 4-cilindros de oito válvulas e outro de 16, mostrará que o torque máximo do 16 válvulas é maior que o de oito, enquanto em baixa rotação a potência é a mesma. A impressão de “pouco torque” vem do fato de que a partir de determinada rotação o 16V “acorda”, é potente só nessa faixa, enquanto em baixas rotações ele é igual ou até melhor que o 8V. Assim, a potência é o que manda, e não o torque.

Roadmap Menang di Mahjong Wins Optimasi Scatter Hitam Era Baru Gates of Olympus Memimpin Saat Mahjong Ways Kehilangan Taji Olympus Menguat Mahjong Ways Melemah Pengali Petir Ikut Menyusut Petanitoto Tegaskan Standar Fair Play dengan Koleksi Hits Pragmatic Play 2025 Keamanan Nomor Satu Petanitoto Sajikan Pengalaman Bermain Bebas Kecurangan Mahjong Ways Meledak Ini Pola yang Sedang Disorot di PetaniToto Panas Percikan Las Panas Pula Berkah Kisah Rezeki Melimpah Hat Trick Hot Streak Data petanitoto soroti striker lokal yang sedang on fire Transport Publik vs Konsumsi BBM Siasat Hemat Petanitoto Tawarkan Event Online Tanpa Ongkos Jalan Fluktuasi harga pangan Tanjung Balai berbarengan dengan viralnya Sweet Bonanza Rp 156 juta Perbaikan Jalan Nasional Berlangsung PETANITOTO hadirkan sesi Starlight Princess untuk hiburan singgah sopir KRL perpanjang jam operasional PETANITOTO tawarkan checklist strategi Gates of Olympus Petanitoto Mengirim Wild Bandito Liburan ke Olympus Cari Scatter Hitam Mahjong Wins Mengaku Lelah Lalu Titip Scatter ke Ketua RT Black Scatter Tersesat di Kampung Bandito Lalu Didaftarin Petanitoto Gates of Olympus Jadwal Senam Pagi Bareng Kakek Zeus Petanitoto Wild Bandito Menyamar Jadi Ular Tangga di Lobi Mahjong Ways Petanitoto Zeus Ngutang Koin ke Bandito Demi Spin Malam Petanitoto Mahjong Wins Black Scatter Mengajar Matematika Petani Tebu Bandito Main Angklung di Gerbang Olympus Sambil Nunggu Drop Scatter Mahjong Ways Mengadakan Rapat Dadakan di Atas Awan Olympus Zeus Jadi Wasit Lomba Lari Kelinci Versus Bandito di Petanitoto Petanitoto menanam bibit Scatter di kebun Mahjong Ways panen Rp 600 juta Zeus buka jasa laundry multiplier sehari jadi tarif Rp 180 juta Wild Bandito buka warung kopi di reel tiga omzet Rp 230 juta Petanitoto sewa satpam khusus buat jaga simbol nakal gaji Rp 150 juta Petanitoto lelang kursi dewa petir edisi kolektor Rp 700 juta Petanitoto Gelar Sidang Dewan Scatter Zeus vs Bandito di Aula Olympus Kereta Listrik Olympus Mogok Bandito Dorong Reel Sambil Nyanyi Dangdut Black Scatter Ketiduran di Puncak Gunung Chip Dibangunkan Petir x500 Festival Layangan Mahjong Ways Tile Hijau Terbang Dikejar Kakek Zeus Wild Bandito Buka Kursus Etika Spin Mentor Tamu Zeus Berkumis Neon Petanitoto Resmikan Taman Nasional Scatter Wajib Helm Multiplier di Area Reel Rapat RT Reel Lima Mahjong Wins Ajukan Hujan Koin Tanpa Anggaran Bandito Naik Ojek Awan ke Gerbang Olympus Bayar Pakai Free Spins Zeus Buka Klinik Patah Hati Akibat Dead Spin Resepnya Teh Jahe NonTurbo Stasiun Luar Angkasa Petanitoto Luncurkan Satelit Pencari Pola Project Telinga Scatter Cerita Obraltoto buka musim bonus di Gates of Olympus dan Mahjong Ways Obraltoto hadirkan malam scatter manis Sweet Bonanza dan Lucky Neko Double event Obraltoto Starlight Princess bertemu Fortune Tiger Roadshow Obraltoto berburu multiplier di Sugar Rush dan Treasures of Aztec Jadwal turnamen Obraltoto Big Bass Bonanza dan Wild Bandito Laporan khusus Obraltoto pola panas Mahjong Ways edisi akhir pekan Program loyalti Obraltoto tiket gratis menuju free spins Gates of Olympus Tips Obraltoto manajemen modal saat kejar scatter di Lucky Neko dan Sugar Rush Cerita pemain Obraltoto tembus x500 di Starlight Princess dan Mahjong Ways Update fitur Obraltoto checkout cepat untuk rangkaian event Pragmatic Play Petanitoto Ungkap RTP Dan Pola Rahasia PGSoft Strategi Menang Terbaru Bocoran Pola PGSoft Hari Ini di Petanitoto RTP Tertinggi Dan Cara Mainnya Panduan Pola Gacor PGSoft dari Petanitoto Rahasia RTP dan Spin yang Tepat RTP Asli PGSoft di Situs Petanitoto Pola Bet dan Waktu Scatter Terbaik Rahasia RTP PGSoft Sudah Terbongkar Cek Pola Gacor Eksklusif di Petanitoto Kucing Gudang Petanitoto Ketahuan Hafal Pola PGSoft Kini Jadi Konsultan Slot RTP Live PGSoft Ketahuan Ngopi di Warung Petanitoto Langsung Viral Rahasia RTP PGSoft Ditulis di Punggung Naga Petanitoto Langsung Maxwin Naga Pemakan Scatter Ditemukan di Sawah Petanitoto Kini Jadi Penjaga RTP Petani Salah Panggil Hujan Naga Turun Bawa 100x Scatter dari PGSoft Pola Modal Receh Hingga Maxwin Bocoran Obraltoto Trik Mahjong Wins 2 Tersakti 2025 Bocoran Resmi Obraltoto Pola Spiral Dan Pola Gen Z Tepat Sasaran di Mahjong Wins 2 Anti Skip Tutorial Mahjong Wins 2 di Obraltoto Biar Gen Z Bisa Pamer Maxwin di Story Main Mahjong Wins 2 Malem Minggu Nih Bocoran RTP Obraltoto Biar Gak Gigit Jari Trik Spin Mahjong Wins 2 Obraltoto Cara Memanfaatkan RTP Bocoran untuk Maxwin Mahjong Ways 2 Ketawa Melihat RTP Obraltoto Bocor Sendiri Tengah Malam RTP Mahjong Ways 2 Hilang Dicuri Kucing Tetangga Obraltoto Gelar Pencarian Nasional RTP Bocor Karena Mahjong Ways 2 Tersandung Kabel Saat Loading RTP Mahjong Ways 2 Pura Pura Mati Lampu Agar Tidak Diganggu Player Obraltoto Obraltoto Sarankan Berdiri Menghadap Utara Sebelum Spin agar RTP Tidak Tersinggung
Share This