Recém-chegado no Brasil, o Audi A3 Sedan é um modelo muito importante na estratégia mundial da marca e inclusive será nacionalizado no próximo ano. Você gostou dele, mas acha que falta um pouco mais de “tempero” ao três volumes? Então chegou a hora de conhecer o S3 Sedan, opção com 300 cv e tração integral que começará a ser oferecida no Brasil já no próximo mês. Veja só algumas de suas credenciais: motor 2.0 TFSI de altíssimo desempenho, com turbocompressor e injeção direta, capaz de números impressionantes. Veja os principais:
1. Potência máxima: 300 cv, disponibilizada entre 5.500 e 6.200 rpm
2. Torque: 38,7 mkgf, atingido entre 1.800 rpm e 5.500 rpm.
3. Aceleração: faz de 0 a 100 km/h em 4s9, trabalhando em conjunto com o câmbio S Tronic de 6 marchas (também existe a opção de câmbio manual na Europa).
4. Velocidade máxima: limitada eletronicamente em 250 km/h, mas o velocímetro segue até 300 km/h.
5. Consumo: apenas 14,4 km/l, conforme dados de fábrica.
É ou não um carrão? O acabamento interno já mostra o DNA esportivo dos bancos, dos pedais e apoio de pé em aço inoxidável escovado, das soleiras das portas de alumínio… Os sistemas de navegação e o painel são praticamente iguais ao do restante da família A3. Aperto o botão para ligar o motor e ele ruge! Escolho qual tipo de direção quero ter (por meio do sistema Audi Drive Select). Há cinco opções: Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual (personalizada). Vamos logo para o Dynamic, o mais arrepiante.
Acelero! Delícia! O motor responde prontamente, com breves aceleradas nas reduções, que marcam as trocas de marchas. Os flaps que controlam o som do escapamento soltam a “voz” quando se entra nas altas rotações. As trocas de marchas são suaves, tanto no modo automático (Drive ou Sport) como na opção manual, por meio das borboletas junto ao volante.
A paisagem vai mudando, passando do mar para a as montanhas. Nos trechos de velocidade das autoestradas dá para sentir bem as arrancadas radicais “anabolizadas” pelo sistema Launch Control: ele transmite a força do motor para a pista, permitindo determinada patinagem dos pneus.
Curvas para lá e para cá. O S3 se mantém com postura de miss, devido a uma série de controles e também à tração integral permanente, que é de série nesse modelo. O centro desse sistema é uma embreagem multidisco de controle eletrônico. Para garantir a melhor distribuição de peso, ela fica à frente do diferencial traseiro. A embreagem distribui a maior parte da força disponível para as rodas dianteiras. Caso elas percam a tração, o torque é redirecionado para as rodas traseiras.
Vamos dizer que é bem fácil dirigir esportivamente quando se tem a segurança de um carro tão “inteligente”. O motorista pode se achar o tal, mas, cá entre nós, muitas das manobras radicais estão sendo feitas ou controladas pelo automóvel, meu amigo! Quer um exemplo do S3? Se você for mudar de faixa sem dar a seta, o carro não vai aceitar. Vai achar que você apenas se distraiu!
A Audi está preocupada em manter os seus carros na pista. Dentro do pacote “grudar no chão” figuram:
1. A distribuição de peso, com 59% na dianteira e 41% na traseira;
2. A inclinação do motor em 12° em direção à traseira e ao eixo dianteiro situado bem à frente, que fazem parte do novo sistema modular de plataforma (MQB) com motor transversal, adotado pela marca;
3. O eixo traseiro com desenho especial do tipo multibraço;
4. A suspensão esportiva rebaixou a carroceria em 25 centímetros em comparação com o A3 Sedan “normal”;
5. A direção de assistência regressiva de série, que vai enrijecendo à medida que a velocidade aumenta;
6. O novo monobloco que se harmoniza com o potente motor.
Bom, meu caro. Se você está pensando em um sedã de luxo, talvez devesse esperar por este Audi. Com quatro portas, transporta cinco pessoas com todo o conforto, parecendo bem maior do que ele é. Certos detalhes trazem muito charme, como os espelhos externos com acabamento em alumínio, o para-choque redesenhado, as lanternas traseiras com LEDs. Quer mais? Tem ainda as quatro ponteiras de escapamento cromadas ovais e doze opções de cores. O interior é sempre preto, com detalhes de alumínio escovado fosco. O preço ainda não foi revelado. Mas a Audi pretende vender 100 unidades por ano. Assim, reserve o seu, antes que acabe!
Audi S3 Sedan
Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1.984 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 300 cv a 5.500 rpm; Torque 38,7 mkgf de 1.800 a 5.500 rpm; Câmbio dupla embreagem, 6 marchas; Tração integral; Rodas liga-leve, 18” ; Suspensão dianteira independente; Suspensão traseira independente; Comprimento 4,46 m; Largura 1,79 m; Altura 1,39 m; Entre–eixos 2,63 m; Porta–malas 425 l; Peso 1.430 kg.