Audi S3 Sedan

Recém-chegado no Brasil, o Audi A3 Sedan é um modelo muito importante na estratégia mundial da marca e inclusive será nacionalizado no próximo ano. Você gostou dele, mas acha que falta um pouco mais de “tempero” ao três volumes? Então chegou a hora de conhecer o S3 Sedan, opção com 300 cv e tração integral que começará a ser oferecida no Brasil já no próximo mês. Veja só algumas de suas credenciais: motor 2.0 TFSI de altíssimo desempenho, com turbocompressor e injeção direta, capaz de números impressionantes. Veja os principais:

1. Potência máxima: 300 cv, disponibilizada entre 5.500 e 6.200 rpm
2. Torque: 38,7 mkgf, atingido entre 1.800 rpm e 5.500 rpm.
3. Aceleração: faz de 0 a 100 km/h em 4s9, trabalhando em conjunto com o câmbio S Tronic de 6 marchas (também existe a opção de câmbio manual na Europa).
4. Velocidade máxima: limitada eletronicamente em 250 km/h, mas o velocímetro segue até 300 km/h.
5. Consumo: apenas 14,4 km/l, conforme dados de fábrica.

Este sedã esportivo já tem a tração integral de série, junto com vários controles de estabilidade

É ou não um carrão? O acabamento interno já mostra o DNA esportivo dos bancos, dos pedais e apoio de pé em aço inoxidável escovado, das soleiras das portas de alumínio… Os sistemas de navegação e o painel são praticamente iguais ao do restante da família A3. Aperto o botão para ligar o motor e ele ruge! Escolho qual tipo de direção quero ter (por meio do sistema Audi Drive Select). Há cinco opções: Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual (personalizada). Vamos logo para o Dynamic, o mais arrepiante.

Rodas de 18"

Acelero! Delícia! O motor responde prontamente, com breves aceleradas nas reduções, que marcam as trocas de marchas. Os flaps que controlam o som do escapamento soltam a “voz” quando se entra nas altas rotações. As trocas de marchas são suaves, tanto no modo automático (Drive ou Sport) como na opção manual, por meio das borboletas junto ao volante.

LEDs nos retrovisores

A paisagem vai mudando, passando do mar para a as montanhas. Nos trechos de velocidade das autoestradas dá para sentir bem as arrancadas radicais “anabolizadas” pelo sistema Launch Control: ele transmite a força do motor para a pista, permitindo determinada patinagem dos pneus.

Porta-malas com banco rebatível para melhorar o espaço

Curvas para lá e para cá. O S3 se mantém com postura de miss, devido a uma série de controles e também à tração integral permanente, que é de série nesse modelo. O centro desse sistema é uma embreagem multidisco de controle eletrônico. Para garantir a melhor distribuição de peso, ela fica à frente do diferencial traseiro. A embreagem distribui a maior parte da força disponível para as rodas dianteiras. Caso elas percam a tração, o torque é redirecionado para as rodas traseiras.

O acabamento é caprichado, e o estofamento de couro tem desenho bem diferente

Vamos dizer que é bem fácil dirigir esportivamente quando se tem a segurança de um carro tão “inteligente”. O motorista pode se achar o tal, mas, cá entre nós, muitas das manobras radicais estão sendo feitas ou controladas pelo automóvel, meu amigo! Quer um exemplo do S3? Se você for mudar de faixa sem dar a seta, o carro não vai aceitar. Vai achar que você apenas se distraiu!

O painel é semelhante ao do A3 Cabriolet, mas o apoio do pé e os pedais são de aço escovado

A Audi está preocupada em manter os seus carros na pista. Dentro do pacote “grudar no chão” figuram:

1. A distribuição de peso, com 59% na dianteira e 41% na traseira;
2. A inclinação do motor em 12° em direção à traseira e ao eixo dianteiro situado bem à frente, que fazem parte do novo sistema modular de plataforma (MQB) com motor transversal, adotado pela marca;
3. O eixo traseiro com desenho especial do tipo multibraço;
4. A suspensão esportiva rebaixou a carroceria em 25 centímetros em comparação com o A3 Sedan “normal”;
5. A direção de assistência regressiva de série, que vai enrijecendo à medida que a velocidade aumenta;
6. O novo monobloco que se harmoniza com o potente motor.

Audi S3 Sedan

Bom, meu caro. Se você está pensando em um sedã de luxo, talvez devesse esperar por este Audi. Com quatro portas, transporta cinco pessoas com todo o conforto, parecendo bem maior do que ele é. Certos detalhes trazem muito charme, como os espelhos externos com acabamento em alumínio, o para-choque redesenhado, as lanternas traseiras com LEDs. Quer mais? Tem ainda as quatro ponteiras de escapamento cromadas ovais e doze opções de cores. O interior é sempre preto, com detalhes de alumínio escovado fosco. O preço ainda não foi revelado. Mas a Audi pretende vender 100 unidades por ano. Assim, reserve o seu, antes que acabe!

Motor 2.0 TFSI, de alto desempenho, com turbo e injeção direta

Audi S3 Sedan

Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1.984 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 300 cv a 5.500 rpm; Torque 38,7 mkgf de 1.800 a 5.500 rpm; Câmbio dupla embreagem, 6 marchas; Tração integral; Rodas liga-leve, 18” ; Suspensão dianteira independente; Suspensão traseira independente; Comprimento 4,46 m; Largura 1,79 m; Altura 1,39 m; Entreeixos  2,63 m; Portamalas 425 l; Peso 1.430 kg. 

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