Competidores 

Audi A3 sedan 1.8 TFSI

Audi A3 Sedan

Lançado em meados de 2013 na Europa, o modelo chegou ao país em dezembro passado como o novo sedã de entrada da marca. Oferecido em versão única, traz motor 1.8 turbo e custa R$ 116.400. Derivado do A3 Sportback, utiliza o mesmo conjunto motriz capaz de produzir 180 cv. Tem preço competitivo e oferece um bom número de itens de série.

Mercedes-Benz CLA 200 Turbo

Mercedes-Benz CLA 200 Turbo

Acaba de chegar às lojas brasileiras e tem como missão conquistar um público mais jovem para a marca. O estilo “cupê de 4 portas” é o seu principal atrativo. Foi criado a partir do bem-sucedido Classe A e compartilha com ele o conjunto motor-câmbio. É menos equipado que o rival e ainda custa mais caro (R$ 147.500). Mesmo assim, deve fazer sucesso no país.

Mercedes-Benz CLA 200 Turbo vs. Audi A3 Sedan

Você já conheceu o Audi A3 Sedan, três-volumes de entrada da marca que já está à venda nas concessionárias brasileiras. A novidade é que ele não está mais sozinho no segmento. A partir deste mês, o Mercedes-Benz CLA, configuração três volumes do Classe A, também está disponível nas lojas da marca. Em comum, além do estilo, ambos têm como objetivo atrair novos clientes para suas marcas, ou seja, consumidores jovens, que desejam se diferenciar, apreciam modernidade e tecnologia e precisam de mais espaço que o oferecido por um hatch.

Para tanto, os dois rivais apostam no visual. O do Audi é baseado no A3 Sportback, com destaque para a dianteira e os belos faróis com LEDs e luzes de xenônio. Associados à conhecida grade frontal, eles formam um conjunto não só harmonioso, mas que permite identificar o modelo ao primeiro olhar. O Mercedes não deixa por menos, com a dianteira idêntica à do hatch Classe A e a indefectível estrela no centro da grade.

Mas, enquanto o A3 segue a receita tradicional dos sedãs, o CLA ousa mais no desenho, e investe na proposta “cupê de 4 portas”. Alguns até tratam o modelo como o “irmão caçula do CLS”. Mas, se o design agrada, na prática é preciso se acostumar com as portas sem molduras (principalmente quem está acostumado a usar a parte superior da porta como apoio na hora de entrar ou sair do carro).

Mas é sob o capô que as diferenças começam a surgir. Enquanto o Audi conta com o conhecido motor 1.8 turbo com injeção direta, capaz de gerar ótimos 180 cv e 25,5 mkgf, o Mercedes traz um 1.6 turbo de 156 cv e os mesmos 25,5 mkgf. Ambos também apostam em câmbios robotizados de dupla embreagem com 7 marchas e tração dianteira. Como seria de se esperar, a potência maior do A3 Sedan fez a diferença na prova de aceleração. Enquanto o Audi arrancou de 0 a 100 km/h em 8s, o Mercedes precisou de 9s4 para cumprir o teste. O mesmo se repetiu na retomada de 40 km/h a 100 km/h: 6s para o A3 e 7s6 para o CLA. 

Por dentro, tanto Audi, quanto Mercedes repetem o padrão dos modelos que os originaram, ou seja, as suas versões hatch. E isso não é ruim. Como é padrão em modelos das duas marcas, a dirigibilidade é excelente, com volantes muito bem posicionados, assim como os demais comandos e instrumentos. 

O A3, porém, exibe um acabamento mais minimalista, com poucos botões à vista, já que a maioria dos comandos está reunida no MMI (Multi Media Interface), sistema comandado por uma espécie de mouse no console. O CLA possui um equipamento similar (Comand), mas, mesmo assim, o painel possui teclas do rádio e do sistema de telefone. Um detalhe que chama a atenção é a posição da alavanca do câmbio. Enquanto o Audi conta com uma peça convencional, a caixa do Mercedes é acionada por uma pequena haste, do lado direito do volante. 

O revestimento dos bancos também possui diferenças. Enquanto o do Audi é de couro, o do Mercedes mescla couro e tecido. E mais: o primeiro ainda oferece ajustes elétricos no banco do motorista, enquanto o segundo tem regulagens manuais. Esse detalhe pode não ser tão importante, já que, normalmente, não é toda hora que se ajusta o banco. Mas o retrovisor interno eletrocrômico, presente apenas no Audi, faz muita diferença no uso diário. Já o teto panorâmico, opcional exclusivo do CLA, é bonito e contribui para aumentar o conforto na dianteira, mas prejudica o espaço atrás, especialmente para a cabeça.

A área no banco traseiro, aliás, é o “calcanhar de Aquiles” da dupla. Afinal, apesar de as fabricantes alegarem o contrário, em nenhum deles dois adultos viajam com conforto total (principalmente quem possui 1,80m ou mais). Além disso, ambos também possuem bancos bem baixos para proporcionar uma maior altura do assento até o teto. 

Assim, como custa menos, tem motor mais potente, melhor desempenho, é mais equipado de série e ainda acomoda seus passageiros com um pouco mais de conforto. o A3 Sedan é a melhor escolha, sem dúvida. 

Conclusão 

1º – Audi A3 Sedan: média final 7,4 

Os críticos podem até reclamar do visual da linha Audi, dizendo que os carros são “todos parecidos”. Mas não se pode negar que essa característica faz com que os carros sejam reconhecidos ao primeiro olhar, como o novíssimo A3 Sedan, que chamou a atenção por todos os lugares onde passou, mesmo com um estilo menos ousado que o do rival. Muito bem equipado, com um motor relativamente econômico — mas que consegue exibir potência adequada, quando solicitada —, um bom câmbio e o melhor: por um preço bastante atraente para o segmento. Então, se você procura um sedã compacto premium com porta-malas razoável e não se importa tanto com a ousadia do design, o A3 Sedan é a escolha certa.

Nossas medições

Aceleração 0-100 km/h: 8s0
Retomada 60-120 km/h em Drive: 6s8
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 24,8
Consumo cidade (km/l): 8,6
Consumo estrada (km/l): n/a
Ruído a 120 km/h em Drive (dB): 67,4

Seu Bolso

Preço (carro testado): R$ 116.400
Desvalorização (1 ano): n/d 
Garantia: 2 anos 
Financiamento (taxa mensal): 1,2%
Parcela (50% de entrada + saldo em 36x): R$ 2.048 
IPVA (4%): R$ 4.656 
Seguro: R$ 7.570 
Versão básica: R$ 116.400

Ficha técnica

Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, turbo; Cilindrada 1.798 cm3; Potência 180 cv a 5.100 rpm; Torque 25,4 mkgf a 1.250 rpm; Câmbio dupla embreagem, 7 marchas; Tração dianteira; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira multibraço; Peso 1.295 kg; Comprimento 4,45 m; Largura 1,79 m; Altura 1,41 m; Entre-eixos 2,63 m; Porta-malas 425 l; Tanque de combustível 50 l; Pneus (veículo testado) 225/45 R17

2º – Mercedes-Benz CLA 200: média final 7,2 

Para quem não abre mão da ousadia estética, o CLA é uma opção e tanto, graças ao seu ousado estilo “cupê de 4 portas”. Apesar disso, alguns equipamentos presentes no rival fazem falta, como os ajustes elétricos no banco do motorista e, principalmente, o retrovisor interno eletrocrômico. Afinal, chega a ser incompreensível um carro deste nível não trazer um item tão prático e que está presente em modelos “não-premium”. O bom porta-malas de 470 litros é outro destaque, assim como o charmoso teto de vidro panorâmico com acionamento elétrico.

Nossas medições

Aceleração 0 a 100 km/h: 9s4
Retomada 60 a 120 km/h em Drive: 7s0
Frenagem 80 a 0 km/h (metros): 26,0
Consumo cidade (gasolina): 7,2 km/l
Consumo estrada (gasolina): 16,1 km/l
Ruído a 120 km/h em Drive: 63,8 dB

Seu bolso

Preço (carro testado): R$ 150.500
Garantia: 2 anos
Financiamento (a.m.): 1,3%
Parcela (50% de entrada + saldo em 36x): R$ 2.670
IPVA (4%): R$ 6.020
Revisões até 30.000 km: R$ 800
Versão básica: R$ 150.500

Ficha técnica        

Motor dianteiro, transversal, gasolina, turbo, 16V; Cilindrada 1.595 cm³; Potência 156 cv a 5.300 rpm; Torque 25,5 kgfm a 1.250 rpm; Câmbio dupla embreagem, 7 marchas; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira multibraço; Peso 1.430 kg; Comprimento 4,63 m; Largura 1,78 m; Altura 1,43 m; Entre-eixos 2,70 m; Porta-malas 470 l; Tanque de combustível 50 l; Pneus (veículo testado) 225/40 R18

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