Aventador! O nome já impõe respeito. A cara de bravo do novo modelo da Lamborghini também encanta. Como manda a tradição da marca, trata-se de uma nomenclatura vinda de um touro, o Aventador, que, em 1993, participou da batalha espanhola Saragossa Arena. Devido à coragem durante a luta, ganhou o “Trofeo de la Peña La Madroñera”. Isso indica muito bem do que este Lamborghini é capaz.

O Aventador LP 700-4 carrega em sua parte traseira um motor V12 de 6.5 litros, que desenvolve nada menos que 700 cv de potência, distribuída pela tração integral nas quatro rodas (daí o número “4” no nome do carro).

Apresentações à parte, é na hora de acelerar o Aventador que se entende toda a brutalidade descrita anteriormente. São três as opções para o tipo de condução: Strada, Sport e Corsa. As duas primeiras permitem ao motorista escolher entre trocas automáticas ou manuais (por meio de alavancas localizadas atrás do volante).

O modo Corsa (corrida) só dá a opção manual e deixa o carro extremamente agressivo. E quando você acelera ao máximo nesta configuração, logo se lembra do tal “touro corajoso”. A sensação é de um coice nas costas, tamanha a agressividade do motor V12 de 700 cv. O torque máximo é de 70,36 mkgf.

O câmbio de sete velocidades realiza a troca de marcha em apenas 50 milisegundos e, mais uma vez, as costas recebem o recado. O tranco é digno de um carro de corrida. E isso tudo ajuda o Aventador a chegar a uma marca impressionante: ele faz a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2s9, número que deixa de queixo caído até mesmo os que já estão acostumados com superesportivos. A velocidade máxima também não deixa a desejar: o modelo atinge os 350 km/h, algo muito visto em modelos de corrida.

Apenas três por dia: mesmo com quase mil funcionários, a Lamborghini tem uma produção média de apenas três unidades do Aventador por dia.

Falando em automóveis de competição, outras características também foram herdadas dos bólidos que disputam provas ao redor do mundo. Um exemplo é a suspensão Pushrod, também presente em modelos de corrida. Assim, a resposta é incrivelmente precisa, mas o motorista (ou podemos chamar de piloto, a esta altura do campeonato?) acaba sentindo tamanha precisão a cada imperfeição da estrada. Ou seja, apesar de a Lamborghini afi rmar ter pensado no conforto dos ocupantes, você não pode esperar muito isso. Algo compreensível, aliás. Ou você pretende ter um carro com um motor V12 de 700 cv de potência e ainda pensar em conforto?

A estrutura é um dos grandes apelos do modelo. O monocoque é feito de fibra de carbono, com complementos em alumínio. Algo também visto em carros de corrida. Mesmo com toda a preocupação com a redução de peso, o Aventador ainda tem 1 575 kg, o que significa uma boa relação peso/potência de 2,25 kg/cv.

Toda essa preocupação com o peso e sua distribuição (43% na frente e 57% atrás) assegura uma dirigibilidade impressionante. Nas curvas, você pode até tentar derrapar, mas os diversos sistemas de ajuda e a própria estrutura impedem isso.

Mesmo com o apelo de “carro de corrida”, a marca italiana ainda oferece mimos interessantes, como sistema de som multimídia, entrada para iPod e interface USB, rádio com Bluetooth, entre outros. Isso sem falar no visual futurista do interior, que faz com que os ocupantes sintam-se em uma nave espacial. Essa sensação também é percebida por quem observa o carro por fora. As linhas do Aventador conseguem arrepiar qualquer amante de automóveis.

A cada acelerada, frenagem ou curva, o Aventador faz valer o investimento de R$ 2,8 milhões. É o tipo de carro que representa uma marca como a Lamborghini.

 

Preço: R$ 2,8 milhões. Com isso dá para comprar sete Porsche Boxter Spyder, ou 24 Mercedes C-180 CGI Turbo, ou 48 Hyundai i30, ou 82 Novo Uno Sporting 4p.

 

Motor
Tipo 12 cilindros em V
Cilindrada 6.498 cc
Potência máxima 700 cv a 8.250 rpm
Torque máximo 70,36 mkgf a 5.500 rpm
Colocação traseiro
Velocidade máxima 350 km/h
0 a 100 km/h 2s9
Combustível Gasolina

Share This