Novo visual mais esportivo, com lanternas mais esguias, e aprimoramentos mecânicos que extraíram alguns cavalos dos motores V6 e V8. Essas são as principais novidades do Cayenne 2014, que estreia no próximo mês no Brasil na versão top de linha Turbo. O Cayenne S, que conta com o 3.6 V6 biturbo sob o capô, chegará ao país em janeiro de 2015, enquanto o híbrido S E-Hybrid talvez desembarque por aqui somente sob encomenda.
Com “linhas mais incisivas e claras” em relação ao Cayenne comercializado até então, o SUV grande passa a contar com novos para-lamas e o capô também foi revisto, que agora passa a cobrir até a extremidade da lateral do modelo. A grade frontal está ligeiramente menor, mas em compensação o modelo passa a contar com duas entradas de ar mais volumosas nas laterais.
Visto por trás, destacam-se no Cayenne 2014 as já mencionadas novas lanternas, o aerofólio redesenhado e a tampa do porta-malas revista. Além disso, agora todos os Cayenne passam a contar com ponteiras duplas para o escapamento, redondas no S e em formato trapezoidal no Turbo. Duas novas tonalidades foram adicionadas ao catálogo do Cayenne, o Branco Carrara e o Cinza Palladium, ambas cores metálicas. O interior pode ser encomendado em preto ou bege, enquanto o acabamento de painéis e portas passa a contar com a opção “raiz de nogueira escura”.
Na parte mecânica, a Porsche incorporou algumas soluções para melhorar a economia de combustível. A transmissão de 8 marchas fornecida pela Aisin foi otimizada, o start-stop agora é ativado quando a velocidade cai para menos de 7 km/h e a agora todos os Cayenne passam a contar com a função “sailing” (velejar). Ela é acionada cada vez que o condutor tira o pé do acelerador, desacoplando a transmissão e permitindo que o carro aproveite a menor resistência do conjunto de motor e câmbio para poder “deslizar” e utilizar menos combustível.
Agora com 520 cv e 76,4 kgfm de torque a 2.250 rpm, o Cayenne Turbo segue como o porta-voz da gama quando o assunto é desempenho. A possibilidade de acelerar de 0 a 100 km/h em 4s4 e alcançar 279 km/h de velocidade máxima em um carro de 2.185 kg mostram o vigor de seu 4.8 V8 biturbo.
Com recursos como a suspensão pneumática, que possibilita regular a rigidez do conjunto, ajuda a aprimorar a experiência ao volante do SUV, mas mesmo assim não mascara o tamanho desse grandalhão de 4,85 m. O Cayenne Turbo é um utilitário para quem quer espaço interno, versatilidade e gosta de andar muito rápido, porém se você busca a máxima satisfação ao dirigir talvez seja melhor partir para um modelo com uma altura em relação ao solo não tão elevada.
Bem mais equilibrado no que diz respeito a desempenho e menor consumo de combustível, o Cayenne S com seu 3.6 V6 biturbo mostra um ótimo compromisso com seus 420 cv e 56 kgfm de torque. Ele vai de 0 a 100 km/h em 5s4 e atinge 259 km/h.
Talvez o produto mais interessante da gama Cayenne 2014 é a versão S E-Hybrid. Com 416 cv de potência combinada entre os motores a combustão e elétrico e 60,1 kgfm de torque, o SUV oferece ótima performance e, durante nosso contato com o modelo, chegamos a registrar uma ótima marca de consumo médio na casa de 27 km/l. A Porsche declara, como número oficial, 29,4 km/l.
Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5s9 e alcançar 243 km/h, o Cayenne S E-Hybrid ainda oferece como grande vantagem a tecnologia plug-in, que permite recarregar as baterias em uma tomada convencional. Com isso, é possível utilizar o Cayenne somente no modo elétrico por uma distância de aproximadamente 36 km/h e chegar a até 125 km/h. Com isso, você não utiliza uma gota de gasolina do tanque e ajuda o planeta.
Por enquanto a Porche não divulgou os preços do Cayenne 2014 no Brasil, porém eles não devem sofrer muita alteração em relação aos modelos anteriores, sendo por volta de R$ 460.000 para o Cayenne S e R$ 660.000 para o Turbo.