1) Função: Acionando lonas e pastilhas
O fluido de freio é responsável por transmitir a pressão que faz acionar as lonas e pastilhas contra os tambores e discos. Ele raramente é lembrado por muitos motoristas, um erro que pode deixar o carro sem freios quando mais se precisa deles, como em uma descida de serra ou em uma subida íngreme.
2) Tipos: Fluidos específicos
Cada carro, dependendo da sua construção e proposta, requer um fluido específico. Existem três tipos no mercado: DOT 3, DOT 4 e DOT 5. O primeiro é utilizado em automóveis de passeio e veículos leves. Alguns 0 km já saem de fábrica com o DOT 4, que é mais seguro por ter uma temperatura de ebulição mais alta. Já o nível DOT 5 é ideal para automóveis de maior performance, como utilitários esportivos e carros de corrida.
3) Por que trocar: Ebulição do freio
A importância da troca do fluido de freio deve-se ao fato de ele ser higroscópico, ou seja, possuir a característica de absorver a umidade existente no ar, ocasionando a diminuição do ponto de ebulição do fluido. Ele é perecível e sua composição química é alterada com o passar do tempo, devido ao excesso de calor e à mudança brusca de temperatura.
4) Manutenção: Reposição anual
Quando o fluido atinge o nível mínimo indicado em seu reservatório recomenda-se que sejam feitas as seguintes inspeções: espessura da pastilha, espessura do disco de freio e possíveis vazamentos no circuito (tubulação, cilindro mestre e pinça). A fabricante TRW, por exemplo, recomenda que ele seja trocado a cada 12 meses ou toda vez que se fizer algum reparo. Um frasco de 500 ml custa de R$ 10 a R$ 50.