A Nissan parece estar realmente interessada em lançar novos modelos no Brasil, como comprova o registro do novo Qashqai no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). A CARRO já andou no modelo, que tem motor 1.6 turbo de 163 cv de potência. Caso seja oferecido no mercado nacional, o SUV brigaria no segmento próximo dos R$ 100 mil, ao lado de Hyundai ix35, Kia Sportage e Subaru Forester.
Vale destacar que o registro do carro no Inpi (feito em 2014) não é garantia de sua fabricação e/ou comercialização por aqui. O processo, porém, agiliza os trâmites burocráticos de um eventual lançamento no mercado nacional.
Outro indício da chegada do Qashqai está no registro de diversos elementos visuais do modelo, como parachoques, faróis e lanternas. Quando as marcas optam por cadastrar modelos no instituto sem que haja real chance de serem vendidos no Brasil, é comum enviar apenas imagens do veículo inteiro, sem discriminar as peças.
Consultada, a Nissan do Brasil diz desconhecer a existência da patente, mas admite que “qualquer carro da marca que esteja no mercado global pode vir ao Brasil”.
O Nissan Qashqai é feito sobre a nova plataforma modular CMF, desenvolvida em parceria com a Renault. A base é a mesma dos Nissan X-Trail e Rogue, e também é usada no Renault Espace.