A General Motors mostrou neste sábado (16), em Detroit (EUA), a sexta geração do esportivo Chevrolet Camaro. Algumas imagens haviam vazado na véspera, e por isso o visual levemente reformulado não chegou a ser uma surpresa. Mas os dados técnicos do novo Camaro trouxeram uma reviravolta.

A exemplo do seu arquirrival Ford Mustang, apresentado no segundo semestre de 2014, o Camaro passa a contar com um motor de quatro cilindros em sua gama. No caso, aliás, de capacidade ainda menor que a do concorrente: 2 litros (o esportivo da Ford tem um EcoBoost de 2,3 litros).

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Claro: com a sobrealimentação, o propulsor “pequeno” da nova geração do Camaro tem uma entrega de potência e torque interessantes (tem mais 1,5 kgfm que o V6), com aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos.

Camaro SS tem motor V8 e dianteira sem nenhuma firula
Veja todos os motores oferecidos pelo novo Camaro, que podem ser acoplados a transmissão manual de seis marchas ou automática de oito:

2.0 turbo, 4-cilindros: 279 cv e 40,8 kgfm (a 3.000 rpm); injeção direta de combustível, variação na abertura das válvulas e componentes em alumínio.

3.6 aspirado, V6: 340 cv e 39,3 kgfm; também possui injeção direta e abertura variável, e acrescenta a possibilidade do desligamento de cilindros para economia de combustível.

6.2 aspirado, V8: 461 cv e 63 kgfm; traz bloco em alumínio e cabeçote em alumínio fundido. Também usa injeção direta, abertura variável e desligamento de cilindros. É o mesmo motor usado no Corvette, mas com cerca de 20% de componentes exclusivos do novo Camaro.

O modelo da Chevrolet corre atrás do novo Mustang no quesito downsizing de motores, mas nas suspensões já era mais moderno devido ao uso do sistema multilink na traseira (o rival tinha eixo rígido até o ano passado).

A GM disse que a nova geração ganhou alguns refinamentos que vão garantir uma resposta mais homogênea da direção com assistência elétrica. Os freios do Camaro SS, que usa o motor V8, são da grife Brembo, já de série; para as motorizações 2.0 e V6 eles são opcionais.

Traseira ganhou mais vincos; defletor é exclusivo do Camaro SS
Outro item disponível de série apenas na versão SS é o Magnetic Ride Control, que ajusta a firmeza dos amortecedores para diferentes tipos de uso. Há também um seletor de modos de condução, que modifica parâmetros de troca de marchas, direção e chassi.

O novo Camaro possui rigidez estrutural maior que a do antecessor, ao mesmo tempo em que emagreceu cerca de 90 kg. Ao utilizar a mesma plataforma do Cadillac ATS, modelo de entrada da marca de luxo da GM, o muscle ficou um pouco menor (cerca de 6 cm no comprimento).

PODE ESPERAR
Segundo executivos da GM, a ideia é oferecer um Camaro mais “na mão” do motorista, mais leve, capaz de se atirar nas curvas e de acelerar muito rapidamente. O lançamento nos Estados Unidos acontece no segundo semestre.

E vai ser mais fácil para os brasileiros saberem se a sexta geração do Camaro entrega o que promete do que compará-lo com o rival Mustang ou mesmo com outro muscle renovado, o Dodge Challenger: como a GM já importa o Camaro ao Brasil (o SS, a partir de R$ 241.350), é questão de tempo até a nova geração desembarcar por aqui (provavemente em meados do ano que vem).

Mustang e Challenger adquiridos oficialmente junto às marcas, com garantia de fábrica e assistência na rede, infelizmente ainda são sonhos (talvez) distantes.

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