A Ferrari está oferecendo a um grupo seleto de seus clientes a oportunidade de avaliar, em primeira mão, um protótipo híbrido exclusivíssimo. O modelo será revelado apenas no próximo fim de semana, durante o evento anual que celebra o fim da temporada de automobilismo, no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. É a primeira vez que essa comemoração ocorre fora da Europa. 

O modelo é o FXX K (o K refere-se ao sistema Kers, de recuperação de energia), que, de acordo com a fabricante de Maranello, foi desenvolvido a partir da LaFerrari, a primeira máquina híbrida da marca. A novidade conta com um motor V12 a combustão, de 6.262 cm³, capaz de gerar 860 cv, além de um elétrico, que fornece outros 190 cv. O torque máximo disponível é de 92 mkgf, aproximadamente. Repleto de aparatos eletrônicos, como diferencial e-Diff ou o controle de tração F-Trac, a FXX K, segundo a empresa, é um protótipo cujo projeto não tem compromisso com regras de homologação ou de competições e assim, serve como laboratório para avaliar algumas características extremas que poderão ser adotadas em futuros veículos que serão comercializados.

A FXX K será reservada a um número limitado de clientes que utilizarão o carro apenas em autódromos durante sessões privadas ou em eventos organizados pela tradicional fabricante de Maranello. A previsão é de apenas algumas dezenas de unidades sejam produzidas, ao custo de 2,5 milhões de euros cada.

O FXX K nunca serão usados em competição. Ferrari, que restringiu a produção para cerca de 7.000 carros por ano para preservar a exclusividade da marca, planeja impulsionar o lucro com os modelos e serviços adicionais mais caros e de libertação limitada como presidente Sergio Marchionne separa o negócio da Fiat Chrysler.

O FXX K é o primeiro modelo Ferrari revelou desde Marchionne, que dirige a Fiat Chrysler, assumiu o posto no produtor supercar em outubro, após a saída de Luca Cordero di Montezemolo como presidente.

A empresa-mãe planeja a cisão de Ferrari no próximo ano para ajudar a levantar cerca de US$ 5 bilhões para combater o endividamento crescente, dando aos investidores a oportunidade de comprar em um dos nomes mais célebres da indústria automobilística.

A montadora planeja mostrar mais de 200 modelos exóticos e limitados da série, incluindo 74 carros de desafio e 17 de Formula One monopostos. 

Share This