O empresário mexicano Jorge Garcia, conhecido como Joan Fercí, anunciou à imprensa argentina nesta semana que poderá produzir veículos da Lamborghini no país. Esta é a terceira vez que o empresário, detentor dos direitos sobre a marca, expressa sua intenção de fabricar modelos da Lamborghini na América Latina. As informações são do site Argentina Autoblog.
Joan Fercí adquiriu os direitos da Lamborghini para a América Latina em 1995. Na época, a tradicional fabricante italiana passava por uma dura crise financeira e tinha acabado de ser comprada pelas companhias Mycom Setdco, da Malásia, e a V’Power Corporation, da Indonésia. O acordo firmado por Fercí tem vigência de 99 anos e foi fechado antes da venda da marca italiana ao grupo Volkswagen, em 1998.
Em 2010, Fercí já havia anunciado que abriria uma fábrica da Lamborghini em Santiago del Estero, na Argentina, mas o plano nunca foi concretizado. Em dezembro do ano passado ele mudou o local desejado para o Uruguai. Nesta semana, contudo, o empresário mexicano voltou a manifestar interessa pela Argentina, sobretudo após a promulgação da Lei dos Automóveis Artesanais no país.
A nova legislação, aprovada em junho, permite a concessão de patentes e homologações à veículos artesanais nacionais produzidas em pequena escala. O texto da lei ainda vai passar por uma apreciação técnica do governo executivo, mas deve entrar em vigor ainda neste ano.
Com base nesta lei, Fercí planeja montar um grande complexo fabril que unirá não somente a produção de modelos artesanais da Lamborghini, mas de outras marcas como Ferrari e Porsche. O empresário até já calcula que geraria entre 5.000 e 8.000 empregos na região onde pretende instalar a planta na Argentina. Segundo Fercí, a fábrica teria a meta de exportar 95% dos modelos de luxo que produzisse.
A hipótese é remota, mas o primeiro modelo a ser fabricado por Fercí já estaria definido. O escolhido seria uma criação do próprio empresário em 2007: o Lamborghini Alar. Baseado no chassi da Diablo, o Alar é de origem Argentina e foi apresentado durante a Expo World Cars no país. O esportivo conta com um motor 7.7 V12 de 750 cv de potência.

