Híbrido também é confirmado para o próximo ano com produção em São Bernardo do Campo
Texto: Marcos Camargo
A Volkswagen confirmou em um evento de fim de ano com jornalistas especializados que o novo Tiguan será vendido no Brasil em 2026. Importado do México o Tiguan estreia a nova plataforma MQB EVO e já está no mercado argentino. No entanto a marca não confirmou motorização e detalhes de versões e preços. A Revista Carro acompanhou o evento e conversou com executivos a respeito das novidades.
A Volkswagen também confirmou um novo produto baseado na plataforma MQB37 com motorização híbrida que será produzido em São Bernardo do Campo. “Será um carro bem completo com ADAS e conjunto híbrido pois queremos democratizar o acesso à eletrificação dos nossos produtos”, disse Ciro Possobom, CEO da Volkswagen.
Além disso a marca confirmou que seguirá seu plano com mais dez lançamentos no mercado nacional, entre eles a picape Udara que está em fase final de desenvolvimento.
Como é a nova geração do Tiguan
A nova geração do Tiguan já está à venda em alguns mercados. Com produção no México o Tiguan é considerado um modelo médio posicionado acima do Taos que já foi anunciado no Brasil mas ainda não é vendido por aqui. O visual é o mesmo já conhecido na Europa com novos farois e grade redesenhados, a lateral com visual quadrado já conhecido do público e lanternas unidas em uma só peça. Há itens como os farois IQ.Light LED, farois dinamicos em curva, rodas aro 18 “Grinder” e logotipo iluminado da Volkswagen na dianteira.
A parte interna do Tiguan traz várias evoluções como o painel digital “Cockpit Pro”, assentos em couro com massagem e aquecimento, ar condicionado de três zonas e multimídia de 15 polegadas semiflutuante na versão R-Line.
A grande questão do Tiguan é a motorização. Diferente de outros mercados com motor 2.0TSI incluindo nos Estados Unidos, o modelo argentino tem apenas o 1.4 TSI de 150cv mas combinado com câmbio de dupla embreagem DSG de seis marchas. Os executivos não confirmaram a motorização do Tiguan que também deve ter versão híbrida plugin no futuro.





