Texto: Marcos Camargo
A BYD alcançou a marca de 100 mil veículos elétricos emplacados no país. Impulsionada pelo Dolphin Mini e também pelo Dolphin, a marca chinesa que inaugurou uma fábrica pata montar seus carros em Camaçari quer avançar na eletrificação.
A fabricante chinesa domina o ranking nacional com ampla vantagem: vende mais de sete vezes o volume da segunda colocada e, sozinha, soma quase o triplo das vendas das marcas que aparecem entre a segunda e a décima posição.
“O marco de 100 mil emplacamentos é a prova de que a eletrificação já é realidade no Brasil”, afirma Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head de Comercial e Marketing da BYD no país. “A BYD tornou o carro elétrico acessível e possível para o consumidor brasileiro.”
Crescimento acelerado em três anos
A operação automotiva da BYD começou em 2022. Desde então, a marca inaugurou fábrica no país, expandiu rapidamente sua presença comercial e impulsionou a adoção dos elétricos com modelos de preço competitivo. A rede atual conta com 200 concessionárias, com previsão de chegar a 250 lojas nos próximos meses.
Modelos BYD mais vendidos no Brasil (BEVs):
• Dolphin Mini – 48.301 unidades
• Dolphin GS – 26.916 unidades
• Dolphin Plus – 7.400 unidades
• Seal – 7.169 unidades
• Yuan Plus – 4.959 unidades
Reconhecimento de marca
Em 2025, a BYD conquistou pelo segundo ano consecutivo o prêmio Top of Mind – Carros Elétricos. A empresa também foi a vencedora do prêmio especial “Top Performance”, por registrar o maior crescimento em lembrança de marca na última década.
Com o marco de 100 mil elétricos emplacados, a BYD reforça sua posição como principal referência da mobilidade elétrica no Brasil e indica que a eletrificação segue em ritmo acelerado no país.



