Modelo vem equipado com motor 1.5 litro TGDI e outro elétrico, que juntos entregam 279 cv
A Omoda & Jaecoo estreou no primeiro semestre com o Omoda 5 elétrico e Jaecoo 7 híbrido mas anunciou que teria novidades em breve. Com 50 lojas e em processo de inauguração de mais 30, a marca do grupo Chery quer ganhar mais espaço lança no país o Omoda 7, SUV híbrido plug-in de grande porte. O modelo chinês compartilha o mesmo motor do Jaecoo 7, o 1.5 litro turbo TGDI, e outro elétrico, que juntos rendem 279 cv. Com uma proposta de espaço interno, design e minimalismo o Omoda 7 foi avaliado pela Revista Carro em uma viagem de São Paulo, passando pelo Rio de Janeiro e chegando a Vitória, no Espírito Santo. Ao longo do percurso, foi possível fazer 40 km/l, mantendo velocidade média de 80 km/h.
Visual arrojado
O Omoda 7 tem apelo de design com uma frente bicuda, faróis angulares e grade unida com para-choque frontal, o que dá um toque futurista ao SUV. O design sinuoso “esconde” o tamanho do carro que segue a linha de porte presentes no Haval H6 e BYD Song Plus. Esse design é chamado pela marca de “Art in Motion”, uma vez que traz grade sem borda, faróis full LED, maçanetas semi-expostas e lanternas traseiras em LED.
Assim como todos carros chineses, o interior é bem feito mesclando acabamento em couro integral e conta com uma ampla tela de 15,6 polegadas de central multimídia que conecta com Android Auto e Apple CarPlay. O sistema conta com chip Snapdragon 8155, carregador sem fio de 50W, HUD colorido e assistente de voz por zonas, iluminação com 256 cores, painel suspenso, bancos integrados, sistema de som com 12 alto-falantes, bancos com massagem, aquecimento e ventilação, isolamento acústico, 8 airbags, carroceria com 72% de aços de alta resistência e bateria com certificação IP68.
O utilitário também vem equipado com sistema ADAs como controle inteligente de farol alto (IHC), alerta de prevenção de colisão frontal com detecção de veículos, pedestres e ciclistas (FCW), sistema automático de frenagem de emergência (AEB), alerta de prevenção de colisão traseira (RCW) e alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA). O modelo também oferece assistente ativo de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado (RCTB), piloto automático adaptativo (ACC), alerta de partida do veículo à frente (DAI), assistente de congestionamento (TJA) e assistente de cruzeiro integrado (ICA).
Medidas
O Omoda 7 mede 4,66 metros de comprimento, 1,87 metro de larguran, 1,67 metro de altura, 2,72 metros de entre-eixos, assim como tem 590 litros de porta-malas e com todos bancos rebatidos chega aos 1.368 litros de capacidade. O tanque de combustível tem capacidade 60 litros, sendo que a bateria tem 18,4 kWh, potência máxima de recarga AC de 6,6 kW e potência máxima de recarga DC de 40 kW.
Motorização conhecido, porém com ajuste diferenciado
O Omoda 7 é um SUV híbrido plug-in que vem equipado com motor 1.5 TGDI (turbo a gasolina) e sistema elétrico, que juntos entregam 279 cv de potência. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 8,4 segundos e tem autonomia de 1.200 km. O conjunto híbrido 1DHT e o motor elétrico de 204 cv oferecem torque de 310 Nm e eficiência de até 98%. O modelo permite recarga rápida AC/DC.
Revista Carro testa o Omoda 7
A proposta do Omoda 7 é unir design e eficiência e a proposta da marca era obter o máximo de economia em uma “Maratona” saindo de São Paulo rumo ao Espírito Santo.
Com o modo híbrido, mesclando motor a combustão e elétrico, o Omoda 7 percorreu 1.051 km em dois dias, restando ainda 371 km de autonomia indicada no painel e 24% de carga na bateria. No primeiro trecho, entre São Paulo e Rio de Janeiro, o consumo variou entre 26 km/l e 40 km/l, resultado influenciado pelas descidas de serra e pelo tráfego urbano, que favoreceram a regeneração de energia do sistema híbrido.
Já entre o Rio de Janeiro e Vitória, a média foi de 21 km/l, em um percurso predominantemente plano, com longas retas e menor variação de velocidade. Ao longo do trajeto, o veículo manteve média entre 80 km/h e 100 km/h, demonstrando equilíbrio entre desempenho e eficiência energética.
O Omoda 7 tem desempenho semelhante ao do Jaecoo 7. Todavia, ao contrário do modelo da mesma marca, traz uma suspensão com calibração típica de veículos chineses, mais macia e com amortecedores de longo curso. Essa configuração oferece conforto em rodovias, mas nas vias irregulares de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória, o comportamento do conjunto não transmite a mesma sensação de controle ao motorista.
O modelo conta com um pacote completo de sistemas ADAS, que ampliam a segurança durante a condução. A central multimídia possui tela ampla, de operação simples e resposta rápida ao toque. As câmeras em resolução Full HD auxiliam nas manobras, garantindo boa visualização do entorno do veículo. O conjunto de recursos reforça o foco da marca em eficiência e tecnologia, combinando autonomia, conforto e segurança em uso rodoviário e urbano.
Preços e Versões
O Omoda 7 SHS será vendido em duas versões. O preço é de R$ 254.990 na versão de entrada Luxury e por R$ 279.990 na configuração Prestige. Por aqui, será rival direto do Chevrolet Equinox, que custa a partir R$ 285.490, GWM Haval H6 PHEV19, que sai a partir de R$ 245 mil, Volkswagen Tiguan, que é negociado a partir de R$ 244.990, Jeep Commander, que é vendido a partir de R$ 231.490, BYD Song Plus, que custa a partir de R$ 249.990, além do Caoa Chery Tiggo 8 Pro PHEV, que é oferecido por R$ 269.990.







