Componente permite recursos como frenagem automática, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de faixa
A ZF anunciou, em evento realizado na unidade da empresa em Limeira (SP), o início da produção no Brasil de suas câmeras frontais inteligentes, responsáveis por permitir o funcionamento de diversos sistemas de assistência à condução (ADAS) nos veículos.
As câmeras são capazes de reconhecer pedestres a até 150 metros de distância e possuem mais de 450 componentes internos, pesando somente 150 g. Com elas, o veículo pode contar com tecnologias como frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, leitura de placas de velocidade e controle de cruzeiro adaptativo.
Segundo a ZF, foram investidos cerca de R$ 35 milhões para trazer a fabricação do equipamento ao país, com capacidade de produzir até 900 mil unidades por ano. Com isso, a empresa espera que a presença dessas câmeras em veículos nacionais cresça de 40% para 78% até 2030.
Além das câmeras, a ZF já nacionalizou outros componentes de segurança e conforto dos veículos, como o freio de estacionamento eletromecânico, cinto de segurança e a eletrônica do sistema de controle de estabilidade (ESC).
Segundo a fabricante, o principal objetivo dessa produção local é ampliar o acesso a tecnologias que aumentam a segurança dos veículos vendidos no Brasil. A ZF também confirmou que uma nova geração de câmeras inteligentes será lançada já no próximo ano, com ainda mais recursos.