SUV compacto da Renault aposta em conectividade, ADAS atualizado e novo sistema multimídia

Entre janeiro e agosto de 2025, o Renault Kardian acumulou pouco mais de 13 mil unidades vendidas no Brasil, número inferior às 29 mil do Fiat Pulse e próximo das 10 mil do Volkswagen Tera, recém-lançado no mercado. Atualizado para a linha 2026, o SUV compacto traz motor 1.0 turbo de até 125 cv, pacote de segurança ADAS, central multimídia de nova geração e duas telas de 10 polegadas.

Apesar do conteúdo tecnológico, o preço pesa contra. A versão Iconic, avaliada pela Revista Carro, custa R$ 149.990. Para efeito de comparação, o Pulse Turbo 200 mais caro sem eletrificação sai por R$ 116.990 e o Tera High é vendido por R$ 141.890. Além do valor, a Renault ainda trabalha para superar a imagem de pós-venda criticado em anos anteriores e o distanciamento de alguns modelos baseados na Dacia.

Visual e equipamentos

Externamente, o Kardian mantém o mesmo design desde o lançamento em 2024, com faróis diurnos afilados, grade ampla com o logotipo em destaque e lanternas traseiras em formato de “C”. A cor azul Iron substitui o laranja da linha anterior.

O interior recebeu as principais mudanças, com duas telas de 10 polegadas: uma para o painel digital e outra para a multimídia Digital Life. O sistema permite conexão rápida, com ou sem fio, para Android Auto e Apple CarPlay. A central ganhou melhor sensibilidade ao toque e posicionamento voltado para o motorista. O cluster openR Link apresenta novos gráficos, enquanto a câmera de ré passou para resolução HD.
O sistema ADAS foi aprimorado com a substituição do radar por câmeras atualizadas, ampliando a atuação da frenagem autônoma, controle adaptativo de velocidade, farol alto automático, alerta de colisão, alerta de ponto cego e assistente de estacionamento. O SUV traz ainda rodas de 17 polegadas, iluminação ambiente, modos de condução Normal, Eco e Sport, além de entradas USB-C para os passageiros dianteiros e traseiros.

Com 4,12 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,54 m de altura e entre-eixos de 2,60 m, o Kardian é classificado como SUV compacto. O porta-malas tem capacidade de 358 litros.

Motorização e consumo

O Kardian Iconic 2026 utiliza o motor 1.0 TCe flex turbo, de até 125 cv e torque de 22,4 kgfm a 1.750 rpm. O conjunto é associado ao câmbio manual de seis marchas ou ao automático EDC, de dupla embreagem úmida e seis marchas, com opção de trocas manuais pelos paddle shifts.

A Revista O Mecânico já desmontou esse motor, conhecido como HR10, produzido pela Horse, empresa da Renault que fabrica conjuntos mecânicos para marca, além da Nissan, que utiliza esse motor no Kicks 2025. A matéria da Mecânico mostra detalhes técnicos da turbina e do gerenciamento eletrônico que ajudam a explicar a entrega de torque em baixas rotações.

No consumo, segundo o Inmetro, o modelo faz 12,3 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina, enquanto com etanol os números ficam em 8,4 km/l e 9,7 km/l, respectivamente. No uso urbano real, a Revista Carro registrou média de 9,4 km/l com gasolina.

Preço e concorrência

Mesmo bem equipado, o preço de R$ 149.990 coloca o Kardian acima de parte dos rivais diretos. O Fiat Pulse Turbo 200 custa R$ 116.990, diferença de R$ 33 mil. Já a versão Impetus Turbo 200 Hybrid do Pulse sai por R$ 146.990, praticamente no mesmo patamar do Renault. O Volkswagen Tera High tem motor 1.0 TSI de até 116 cv e preço de R$ 141.890.

Na comparação com os concorrentes, o Kardian oferece câmbio de dupla embreagem mais eficiente e pacote de tecnologia atualizado, mas perde em custo-benefício. O modelo segue como opção para quem busca um SUV compacto da Renault com bom nível de conectividade e segurança, mesmo que o valor ainda seja um obstáculo frente aos rivais.

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