Projeto desenvolvido na França integra inversor e carregador diretamente à bateria e promete ganhos em eficiência, potência e tempo de recarga
A Stellantis, em parceria com a Saft, subsidiária da TotalEnergies, iniciou testes em estrada com o Peugeot E-3008 equipado com o sistema IBIS. O projeto tem como foco a integração de funções de conversão elétrica diretamente na bateria, com aplicações em veículos e em sistemas fixos de energia.
O protótipo foi desenvolvido sobre a plataforma STLA Medium e resulta de pesquisas realizadas pela Stellantis e Saft, com participação da E2-CAD, Sherpa Engineering e instituições francesas como o CNRS, Université Paris-Saclay e Institut Lafayette. Antes do veículo, uma versão para uso estacionário já operava desde 2022, validando conceitos técnicos e originando patentes.
O sistema IBIS permite o carregamento em corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC), alimentando também o sistema de 12V do veículo. Os testes apontam até 10% de ganho em eficiência energética, 15% de aumento de potência, redução de 40 kg no peso total e liberação de 17 litros de espaço. Além disso, há diminuição de 15% no tempo de recarga e menor consumo de energia. O modelo ainda facilita a manutenção e amplia as possibilidades de reaproveitamento das baterias em aplicações fixas.