Texto: Marcos Camargo
A GAC iniciou sua operação no Brasil em julho com cinco modelos híbridos e elétricos, dentro de uma estratégia que prevê a venda de 8 mil veículos em 2025 e a meta de alcançar 29 mil unidades em 2026. Um dos principais produtos dessa ofensiva é o Aion Y, modelo que combina elementos de SUV e minivan, voltado ao espaço interno e à motorização elétrica. A revista Carro avaliou o veículo em um percurso de 400 km.
Design e espaço interno
O Aion Y apresenta faróis em formato de “Y” e carroceria de linhas fluidas que mesclam conceitos de SUV e minivan. Na traseira, as lanternas formam peça única e molduras nos paralamas completam o visual.
Na cabine, os bancos traseiros foram posicionados mais atrás, criando um vão central amplo. O console central conta com porta-objetos fundos, compartimento vazado, porta-copos e apoio de braço. O porta-malas tem 361 litros, com formato largo e profundo.
Dimensões e rivais
O Aion Y Plus mede 4,53 m de comprimento, 1,87 m de largura e 2,75 m de entre-eixos. O modelo concorre com SUVs compactos a combustão, como Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta, além de híbridos e elétricos como o BYD Song e o GWM Haval.
Motor elétrico
O motor elétrico desenvolve 204 cv e 22,9 kgfm de torque. A aceleração é progressiva e voltada ao uso familiar, sem a resposta imediata de elétricos mais compactos, como o BYD Dolphin Plus ou o Ora 03.
Autonomia e recarga do Aion Y
Nos testes urbanos, o Aion Y percorreu 410 km com uma carga, ainda com 10% de bateria restante, superando os 318 km declarados pelo Inmetro. A média deve ficar entre 380 e 400 km na cidade e cerca de 300 km em rodovias. A bateria tem 63,2 kWh, e a recarga em wallbox residencial levou 9 horas, limitada pela entrada máxima de 6,6 kW em corrente alternada.
Equipamentos do Aion Y
O modelo oferece sistema multimídia de interface simples, com conexão fácil para smartphones e modos de condução ajustáveis pela tela. Há ainda pacote ADAS completo, incluindo frenagem automática, assistente de permanência em faixa e piloto adaptativo, disponível apenas na versão mais cara.
Preço e posicionamento
Com preço sugerido de R$ 184,9 mil, o GAC Aion Y entrega boa autonomia, espaço interno e conjunto tecnológico adequado ao segmento. Entre os concorrentes diretos, o BYD Yuan Pro é a principal referência, mas oferece autonomia inferior, o que coloca o modelo da GAC em vantagem.