Texto: Marcos Camargo
A Nissan atravessa um período de transição delicado rumo à eletrificação, marcado por desafios globais e ajustes em sua estratégia. Apesar disso, a marca japonesa tem obtido avanços importantes em mercados estratégicos, como o chinês, onde promove uma renovação simultânea de sua linha de elétricos e de modelos a combustão.
Um dos destaques dessa movimentação é o Sentra, conhecido na China como Sylphy. O sedã já foi líder absoluto de vendas no país, mas perdeu espaço com a popularização dos veículos elétricos. Agora, a Nissan revelou imagens oficiais da nova geração do modelo, que deve ser lançada não apenas na China, mas também em outros mercados, incluindo a América do Sul.
Design atualizado
O Sentra 2026 adota um estilo mais esportivo. Os faróis ficaram mais afilados e o perfil do carro parece mais baixo, transmitindo maior dinamismo. Na traseira, as lanternas horizontais estendidas dão a impressão de que o sedã cresceu em proporções.
As imagens foram registradas no Ministério da Indústria e Informação da China, confirmando o design oficial do modelo — e não apenas projeções ou especulações.
A Nissan ainda não divulgou detalhes técnicos sobre a nova linha, mas o modelo atual serve como referência. Hoje, o Sylphy é vendido com motor 2.0 aspirado de 151 cv e 20 kgfm, o mesmo utilizado no Sentra fabricado no México e exportado para países como Estados Unidos e Brasil.
Na China, há ainda a opção híbrida com o sistema e-Power, que combina motor a combustão apenas como gerador com motor elétrico de 136 cv e 31 kgfm de torque. Essa configuração, já oferecida em outros modelos da marca, nunca chegou ao Brasil.
O novo Sentra/Sylphy deverá ser lançado oficialmente até o fim de 2025 e já foi flagrado em testes em diversos países, incluindo o Brasil.