Modelos produzidos no Brasil fazem parte da história da marca
O primeiro modelo nasceu em dezembro de 2000, no que hoje é denominado Polo Automotivo Stellantis de Porto Real (RJ) foi o Citroën Xsara Picasso. Sua apresentação comercial ocorreu em março de 2001.
Disponível nas versões GLX e Exclusive, o Citroën Xsara Picasso contava com ar-condicionado dianteiro e traseiro, quatro airbags, computador de bordo, mostrador digital no painel de instrumentos, retrovisores com comando elétrico, vidros elétricos nas quatro portas, volante com regulagem de altura, para-brisa com proteção térmica e regulagem elétrica de faróis como itens de série.
O monovolume (minivan) apresentava design limpo e aerodinâmico com inclinação acentuado do capô em simetria com o para-brisa, para gerar a sensação de estar na cabine de comando de um avião.
Outros destaques ficavam por conta do porta-malas de 550 litros, o maior da categoria naquela época, o interior espaçoso e modulado, três assentos traseiros do mesmo tamanho, rebatíveis, removíveis e reclináveis em até seis posições, o assoalho plano e 10 de porta-objetos.
O Citroën Xsara Picasso, fabricado em Porto Real (RJ), passou por uma reestilização em 2007 após vender mais de 70 mil unidades no Brasil desde 2001. As novidades incluíram frente redesenhada, novo para-choque, acabamento interno e painel moderno que ampliava a sensação de espaço, favorecida pela ampla área envidraçada. O modelo também ganhou mais comodidades, como porta-objetos práticos, mesinhas retráteis e DVD Player de teto. Disponível com motores 1.6 Flex (113 cv) e 2.0 (138 cv), podia ter câmbio manual BE de cinco marchas ou automático (este apenas com o motor 2.0), que era utilizada no Citroën C5.
Citroën C3 Picasso
O Citroën C3 Picasso, lançado em 2011, destacou-se no segmento de monovolumes compactos por conta do design, espaço interno e foco em conforto e praticidade, especialmente para famílias. Alinhado à filosofia “Créative Technologie”, combinava força e sofisticação em um visual moderno e funcional.
Disponível nas versões GL, GLX e Exclusive, o modelo apresentava um estilo adaptado ao público brasileiro, com destaque para o para-brisa panorâmico, carroceria verticalizada, porta-malas de até 1.500 litros com os bancos rebatidos e soluções internas práticas como mesas tipo avião, tomadas USB/12V e espelho de vigilância infantil.
Equipado com motor 1.6 Flex de até 113 cv, oferecia câmbio manual ou automático de seis marchas com sistema auto-active.