Shell Super - fevereiro

Revista Carro fez um teste rápido com a novidade que desembarca com planos audaciosos e preço agressivo no país

A chamada invasão chinesa continua a pleno vapor nesta segunda fase onde vários grupos relevantes dão seus passos no mercado nacional indo além da BYD e GWM. Só neste ano marcas como GAC, SAIC, MG entre outras estão preparando sua chegada ao nosso mercado e a Neta do grupo Horizon é mais uma delas. Neste ritmo frenético de carros chineses desembarcando por aqui, chegou o Neta X, que na verdade foi apresentado no ano passado no Festival de Interlagos. Todavia, a montadora ainda está fincando a bandeira em terras brasileiras e, por isso, ainda não é possível ver modelos nas ruas do país. Enfim, a Revista Carro avaliou com exclusividade a versão Luxury do modelo oriental, que é vendido por R$ 214.900, tem desenho arrojado e como todos os carros chineses, amplas telas no interior, além de ter motor elétrico de 163 cv e autonomia para rodar até 400 km com uma carga na bateria.

Visualmente, o Neta X Luxury adota o mesma padrão dos carros da BYD, GWM e Zeekr, que já estão estabelecidas no país, visto que tem faróis afilados na dianteira, lanternas traseiras amplas sobre a tampa do porta-malas e desenho sem grandes vincos. Já o interior tem um bom acabamento, utilizando 80% couro, amplo espaço interno, o que é ótimo para quem vai sentado no banco traseiro. Ademais, há grandes telas, sendo uma de painel digital e um gigante tela de multimídia, assim como o principal rival Yuan Plus, a diferença é que o modelo da BYD a telona gira.

O SUV elétrico também vem equipado com câmera de 360 graus com efeito 3D, carregador de smartphone por indução, teto solar panorâmico, sistema de assistência à condução, como alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática, entre outros equipamentos.

Motorização, bateria e condução no dia a dia

O Neta X Luxury vem equipado com motor elétrico de 163 cv, que é alimentado por uma bateria CATL de 64 kWh, a mesma utilizada pela GWM. A autonomia oficial é de 410 km no ciclo urbano e 317 km no padrão Inmetro. O carregamento pode levar 9 horas em Wallbox residencial ou menos de 1 hora em carregadores rápidos de 88 kW.

Na condução, o Neta X apresenta bom conforto, direção com peso ideal e diferentes modos de condução, incluindo Sport, Conforto e Eco. A suspensão é McPherson na dianteira e Multilink na traseira, o que é bem calibrado para as ruas brasileiras. O sistema One Pedal permite maior eficiência na frenagem regenerativa, preservando os freios, fazendo que o motorista tire o melhor proveito de um carro elétrico.

Neta no Brasil

A Neta ainda está em fase de expansão no Brasil e enfrenta desafios para consolidar sua rede de vendas e pós-venda. Portanto, para atrair clientes, a montadora do grupo Horizon oferece 5 anos de garantia e as cinco primeiras revisões gratuitas. Atualmente, a empresa tem uma concessionária no Rio de Janeiro e planeja novas unidades em São Paulo, Natal, Manaus e Brasília.

O Neta X Luxury, que concorre com o Yuan Plus, é vendido por R$ 214.900, o que é R$ 20.900 mais barato do que o crossover da BYD. Todavia, o Yuan, que já está estabelecido no Brasil, teve mais de 2,8 mil unidades vendidas no ano passado, mostrando que a Neta terá que ampliar as concessionárias e ser mais agressiva nas vendas para chegar perto da BYD.

Além da versões Luxury, que é a topo de linha, há a configuração Neta X Comfort de R$ 204,9 mil, que não conta com sistema de assistência à condução.

Share This