Hatch conta com equipamento a partir da versão Live Pack, enquanto no SUV a multimídia é de série
Na era das telonas dentro do carro, a Citroën apresentou a tecnologia do sistema de som “Connect Touchscreen”, que tem 10,25 polegadas. O equipamento é oferecido a partir da versão Live Pack no hatch, enquanto nos SUVs a multimídia, que tem conexão sem fio com smartphone, é de série.
Com a chegada dos modelos chineses, que abusam das grandes telas no interior dos carros as outras montadoras começaram a se movimentar para aperfeiçoar os sistemas e telas em seus veículos, como é o caso da Citroën, que oferece um multimídia de 10,25 polegadas de fácil funcionamento. Inclusive, o sistema implementado nela conta com ícones grandes para facilitar a navegação e conexão com cabo ou sem com Android Auto e Apple CarPlay.
Aqui, leitor, vale lembrar que a Revista Carro já avaliou os C3, Aircross e Basalt e, portanto, é válido dizer que a central realmente funciona bem sem engasgos, conectando rapidamente ao celular. Todavia, diferente dos modelos vindo da China, a tela é menos vistosa e o toque é menos capacitivo que um smartphone.
Ademais, os modelos contam com seis alto-falantes posicionados na cabine, assim como o sistema inclui dois tweeters instalados na base da coluna A. Por fim, os modelos contam com opção de carregador por indução Mopar.
Em relação à motorização, os Citroën C3, Basalt e Aircross são equipados com motor T200 1.0 litro turbo de até 130 cv, além do hatch e do SUV cupê contarem com o motor 1.0 Firefly de até 75 cv. A transmissão pode ser manual de cinco posições ou automática do tipo CVT de até 7 posições.
Vendas
A Citroën, que ao entrar no guarda-chuva da Stellantis, virou uma marca de volume, vem diversificando a gama tornando seus carros mais competitivos. No entanto, o C3 ainda patina nas vendas, visto que em janeiro teve apenas 952 unidades comercializadas, ficando distante do líder Volkswagen Polo que teve mais de 5,8 mil. Em 2023 o compacto vendeu 26 mil unidades mas em 2024 foram só 20 mil.
Já o Basalt, lançado recentemente, começa a ganhar mercado, visto que apenas em janeiro teve 1.206 unidades comercializadas, o que é distante do Chevrolet Tracker líder na categoria no mês passado. Por fim, o Aircross teve somente 510 unidades contabilizadas no primeiro mês do ano.