SUV da GM também não conta com sistema eletrificado, uma vez que vem equipado com tradicional motor 1.5 litro turbo de fácil manutenção

Lançado no final do ano passado, o novo Chevrolet Equinox estreou um novo visual, que por sinal, é elegante e moderno. Por outro lado, o SUV tem um preço um pouco salgado se comparado com rivais 100% a combustão e, também, híbridos, o que pode afugentar os clientes da marca da gravatinha. Todavia, a GM aposta em uma mecânica tradicional com motor 1.5 litro turbo de fácil manutenção para atrair quem busca carros que não dão dores de cabeça, quando chegam em uma oficina. A revista avaliou por uma semana a versão de entrada Activ, que difere ao não ter acabamento esportivo da opção RS, que é a topo de linha.

O novo Chevrolet Equinox, que está uma nova geração, tem um visual arrojado com uma ampla grade frontal, conferindo robustez e elegância. Essa modernidade também é aplicada no interior, que adota o mesmo padrão da Chevrolet S10, Montana e Spin, ao ter duas amplas telas unidas, que são o painel de instrumentos digital e multimídia. O acabamento do SUV, que é importado do México, tem bons encaixes de plásticos e acabamento fofinho, conhecido por todos como soft touch. Os bancos são confortáveis e tem um acabamento macio. Aqui, leitor, é possível dizer que o Equinox não tem defeitos, pois é bonito e tem materiais bem trabalhados no interior, além de bom gosto de design.

Todavia, o painel de instrumentos e multimídia poderiam estar um pouco elevados para facilitar o desvio de olhares para baixo. Ademais, a central conecta com facilidade o Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Além disso, é possível espalhar o Google Maps ou Waze diretamente no painel de instrumentos facilitando ainda mais a visualização das rotas. Vale um outro ponto positivo a câmera 360 graus que tem tecnologia Full HD, semelhante com os chineses, funcionando bem e com imagens nítidas.

Espaço para todo mundo

Além disso, como um bom SUV norte-americano, o novo Chevrolet Equinox é “grandão” com 4,66 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,71 metro de altura e 2,73 metros de entre-eixos, o que é preciso de uma garagem parruda para guardá-lo, principalmente, nos grandes centros urbanos. Com entre-eixos avantajado e uma boa altura e largura, o crossover comporta bem três adultos nos bancos traseiros. O porta-malas é plano e comporta até 469 litros, o que é bastante espaço para bagagens e sacolas de supermercado.

Motor Raiz

O novo Chevrolet Equinox manteve o tradicional motor Ecotec 1,5 litro turbo, que entrega 177 cv 28 kgfm. A transmissão é automática de oito velocidades. Esse conjunto faz o modelo deslanchar bem na estrada com arrancadas e retomadas vigorosas. Claro, aqui vale uma crítica a GM, que vende esse modelo nos Estados Unidos com sistema híbrida, ao não trazê-lo para o mercado brasileiro. Certamente, seria um bom rival dos chineses. Todavia, a marca já começou a testar um novo crossover médio híbrido para brigar com rivais orientais.

Em relação ao consumo, ao longo de uma semana andando dentro da cidade, fizemos um consumo de 8,7 km/l, o que é inferior aos 9 km/l divulgado pelo Inmetro.

Além disso, a suspensão independente McPherson e na traseira com multibraço conferem conforto aos passageiros, sendo firme quando exigida e mais suave em pisos não acidentados.

É importante destacar que diferente do Onix, o Equinox tem uma mecânica mais simples, uma vez que não conta com correia banhada em óleo. Inclusive, se quiser saber tudo sobre a mecânica Ecotec, a Revista O Mecânico fez um Raio X completo do Chevrolet Equinox.

Bem equipado

O novo Chevrolet Equinox é completão, uma vez que tem inúmeros equipamentos, indo de banco com refrigeração, ar-condicionado automático digital, até os controle de Cruzeiro adaptativo, alerta de frenagem automáticos, alerta de ponto cego e manutenção do carro na faixa, conjunto de airbags, freios ABS com disco nas quatro rodas e controles de tração e estabilidade.

Sim, os sistemas de assistência à condução do Chevrolet Equinox funcionam conforme esperado, mas é preciso ficar esperto com a calibração deles, visto que o sistema de frenagem automática pode ser acionado com veículo distante ou sem ninguém na frente. O controle de cruzeiro adaptativo também pode ultrapassar um pouco a velocidade travada no painel. Claro, são sistemas de assistência à condução e, portanto, o motorista deve ficar ligado 100% da viagem.

Preço complicado

O novo Chevrolet Equinox é vendido a partir de R$ 275.790, o que é superior ao líder de vendas dos SUVs médios Jeep Compass, que tem versão partindo de R$ 186.990, além de ter configuração com motor Hurricane 2.0 turbo de 272 cv por R$ 272.990. Já quem preferir o Caoa Chery Tiggo 8 pode pagar a partir de R$ 190.990 na opção Max Drive e R$ 201.990 na Pro.

Outro modelo bem vendido nesta categoria é o Toyota Corolla Cross, que tem preço de R$ 200.090 na configuração topo de gama XRX. Já o híbrido é oferecido por R$ 215.990. O BYD Song Plus DM-i, que foi bem nas vendas em janeiro, é oferecido por R$ 244.800, lembrando que essa versão é eletrificada, mas está na mesma categoria do Equinox, só que com um preço mais barato. Enfim, outro modelo que deve atrair clientes que procuram um SUV médio é o GWM Haval H6, que parte de R$ 219.000.

Em contrapartida, é importante dizer que o Chevrolet Equinox tem uma mecânica consagrada, que dificilmente dará trabalho para o dono, assim como um acabamento interno impecável e tecnologias modernas como assistentes de condução e uma multimídia com tela vistosa e de fácil manuseio. Portanto, quem pode desembolsar R4 272 mil não ficará desapontado ao comprá-lo.

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