SUVs estreiam tecnologia Bio Hybrid desenvolvida no Brasil em duas versões

Por Marcos Camargo Jr. Fotos: Fiat/Divulgação

A Fiat lançou na última semana os novos Pulse e Fastback Hybrid em duas versões: Audace e Impetus já na linha 2025. O sistema híbrido flex é uma novidade para a Stellantis que promete 40 produtos novos até o final da década com prioridade em soluções eletrificadas. Mas como ela funciona?

Basicamente as versões híbridas do Fastback e do Pulse combinam o motor T200 Flex aliado ao câmbio CVT de sete velocidades com um motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e motor de partida. Esse sistema híbrido dual-battery é capaz de gerar torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido de 68Ah e de íon de lítio de 11Ah, ambas de 12V, que fornecem energia ao motor elétrico. O sistema gera potência de até 3kW (4cv), garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível.

Na prática o sistema traz um alternador e motor de partida unidos no mesmo sistema alimentado por duas baterias sendo uma de íons de lítio e outra de chumbo ácido (convencianal) controlados por um Sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias) usado para conectar, separar ou controlar as duas baterias de acordo com a estratégia da central eletrônica, garantindo a operação eficiente e a carga adequada.

Consumo das versões híbridas

Com a estreia do Pulse e Fastback a redução de consumo fica em torno dos 10% de ganho geral segundo o ciclo do Inmetro alem de até 17% menos emissões: Com ela o Pulse chega a 14,4km/l e o Fastback alcança 13,9km/l sempre com gasolina. Com etanol o Pulse chega a 10,3km/l e o Fastback a 9,8km/l. A redução de emissões fica em torno de 17% de CO2.

Primeiro teste

Dias antes do lançamento das novas versões a revista CARRO teve um primeiro contato tanto com o Pulse quanto com o Fastback em Belo Horizonte. Se por um lado o visual não muda o comportamento do carro tem alterações por conta do sistema eletrificado.

Nesta versão híbrida a combinação do motor elétrico, que na verdade é um alternador com gerador, é bem mais suave na transição entre eletrificação e propulsor a combustão. Na primeira parada em semáforo se nota que o sistema start/stop entra em ação de forma mais suave e a retomada é feita por alguns segundos somente com o motor elétrico.

O Pulse e Fastback alternam de forma suave o uso dos motores graças a uma chave comutadora que é automática. E a energia extra vem em parte da bateria tradicional e em parte da bateria extra de íons de lítio sob o banco do motorista e sem que seja necessária alguma ação extra.

O painel digital mostra um pouco mais de detalhe a respeito do uso de energia combinada, nível da bateria e qual o tipo de tração usado naquele momento.

Ao fim de um teste de 11km a versão a combustão abastecida com etanol rendeu 5,7km/l enquanto a híbrida rendeu 7,5km/l o que é uma notável economia. Mesmo que não seja um sistema plugin ou com motor de tração mais robusto, o Pulse e Fastback são um primeiro passo da Stellantis rumo à eletrificação de forma mais massificada e acessível visto o preço inicial de R$ 125,9 mil, caso do Pulse Audace Hybrid.

Confira os preços e versões

Fastback Audace T200 Hybrid AT R$ 151,9 mil
* Motor T200 Hybrid (130cv)
* Cor exclusiva Azul Amalfi (estreando na linha Fastback)
* Keyless
* Carregador por Indução
* Multimídia 10,1”
* Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist)
* AEB
* Detecção de Chuva
* Retrovisor Fotocrômico
* Farol Alto Automático
* Partida Remota

Fastback Impetus T200 Hybrid AT R$ R$ 161,9 mil
Itens da versão anterior somados além dos seguintes itens de série
* Cor exclusiva Azul Amalfi (estreando na linha Fastback)
* Cluster 7”
* Sensor de Estacionamento Dianteiro
* Farol de Neblina
* Luz no Retrovisor
* Retrovisor com tilt down e rebatimento
* Roda de Liga 18”
* Teto Bicolor
* Bancos em Couro

Pulse Audace T200 Hybrid AT R$ 125,9 mil
* Motor T200 Hybrid (130cv)
* Cor exclusiva Azul Amalfi
* Multimídia 10,1”
* Banco Bipartido
* Câmera de Ré e Sensor de Estacionamento
* Keyless
* Carregador por Indução
* Partida Remota
* Rodas em Liga 16”
* Volante em Couro

Pulse Impetus T200 Hybrid AT R$ 140,9 mil
Itens da versão anterior somados além dos seguintes itens de série:
* Cluster 7”
* Multimídia 10,1”
* Sensor de Estacionamento Dianteiro
* Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist)
* Frenagem Autônoma de Emergência (AEB)
* Farol de Neblina
* Luz no Retrovisor
* Retrovisor com tilt down e rebatimento
* Detecção de Chuva
* Retrovisor Fotocrômico
* Farol Alto Automático
* Roda de Liga 17
Bancos em couro
Teto bicolor

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