ZF-Superbanner-03.09 a 13.11.24

Picape passa a ser equipada com motor seis cilindros biturbo de 3,0 litros, com 426 cv e 64,8 kgfm de torque abrindo mão do V8

Por Marcos Camargo Jr. Fotos: Marcos Camargo Jr.

A Ram lidera as vendas de picapes no Texas embora seja a terceira colocada no ranking geral de utilitárias nos Estados Unidos. Portanto, a Stellantis, responsável pela marca, acaba de renovar a Ram 1500, seguindo as atualizações recentes do modelo nos Estados Unidos, com mudanças significativas. Entra em destaque o novo motor Hurricane 6 deixando o lendário Hemi V8 para trás.

Além do novo motor, a linha de pick-ups ganha um novo sistema de controle de suspensão, novidades com banco traseiro reclináveis e uma boa atualização de itens de série em tecnologia incluindo a estreia de um novo aplicativo. A seguir, apresentamos um resumo das impressões ao dirigir a nova versão, que parte de R$ 540,9 mil.

Motor Hurricane 6 Biturbo: Mais Potente e Eficiente

A principal novidade da Ram 1500 está na substituição do motor V8 pelo Hurricane 6, um motor seis cilindros biturbo de 3,0 litros, com 426 cv e 64,8 kgfm de torque. Cada turbina alimenta três cilindros. Segundo Vitor Bohnenberguer, diretor de produto, o novo motor oferece mais potência, menor peso e maior eficiência energética, além de emitir menos poluentes.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,3 segundos, e o consumo estimado é de 6 km/l na cidade e 7 km/l na estrada, representando uma economia de 20% em relação à versão anterior com motor V8. O motor é acoplado a uma transmissão Torqueflite de oito marchas, com tração integral e cinco modos de condução.

Impressões ao Dirigir nos EUA

Testada nos arredores de Dallas, no Texas, a nova Ram 1500 mostrou-se ágil, especialmente ao utilizar o modo Sport. O motor Hurricane 6 tem uma resposta mais rápida e um funcionamento mais suave em comparação ao antigo V8. Além disso, o sistema ADAS, que inclui controle de faixa e frenagem automática, também se mostrou mais intuitivo.

A Stellantis afirma que a picape ficou até 20% mais econômica, mas esse dado será melhor avaliado no Brasil, onde a gasolina com etanol pode influenciar o consumo. A suspensão continua oferecendo conforto, com o mesmo câmbio e sistema de tração. O sistema de controle de altura pneumático foi aprimorado, agora ajustável por botões na cabine.

Interior e Tecnologia

A cabine da Ram 1500 mantém o padrão de modularidade e acabamento, com destaque para o banco traseiro reclinável e diversos porta-objetos. Em termos de tecnologia, o modelo conta com sistema ADAS de nível 2, multimídia Uconnect de 14,5” com câmera 360°, painel digital de 12,3” e retrovisor digital. Outras inovações incluem o head-up display de 10”, carregadores de indução para dois celulares e sistema de som premium Harman Kardon com 900 watts e 19 alto-falantes com cancelamento de ruído.

A Ram 1500 ainda traz chave digital via smartphone, cartão ou chave presencial, além de conectividade pelo aplicativo “RAM App”, que permite monitoramento remoto, compartilhamento de internet para até oito dispositivos e navegação.

Share This