ZF Superbanner - 13.08-13.11

Texto: Marcos Camargo Jr.

Uma das grandes marcas de destaque no mercado chinês é a Nio. Além da BYD, GAC, SAIC e Li Auto, a Nio é uma das marcas que mais crescem explorado o mercado premium com modelos elétricos. A marca divulgou nesta semana que alcançou 600.000 unidades produzidas e vendidas somente no mercado chinês. A história da Nio é bem recente com o lançamento anunciado em 2016 e início das vendas em 2018. Em 2022 a marca aumentou sua capacidade de produção ao adquirir uma fábrica da Jac Motors e segue como destaque com seus oito modelos.

O primeiro carro da marca foi o Nio ES8 e também o marco das 600.000 unidades, um SUV elétrico full size de seis lugares ao estilo minivan. Hoje a Nio tem em seu portfólio os SUVs, modelos Fastback, sedãs e até mesmo uma perua e se destaca pelo perfil tecnológico das concessionárias. E para se ter uma ideia do ritmo de crescimento em 2022 a marca alcançou 300 mil unidades sendo que em apenas dois anos dobrou sua própria meta. Só neste ano foram 100 mil veículos vendidos.

 

A Nio entregou o carro que simboliza os 600 mil em sua versão topo de linha com maior autonomia e potência. O ES8 foi entregue na configuração 6 lugares (2+2+2) com dois motores elétricos de 643cv e autonomia de 605km (ciclo CLTC chinês) com seus 100kwh de baterias. O preço do ES8 varia entre US$ 70,5 mil e 84,6 mil, cerca de R$ 385 a R$ 465 mil, sendo considerado um carro de luxo para os padrões chineses.

Um dos diferenciais de destaque da Nio está nos mais de 2.500 pontos de “troca de bateria” para que os donos do carro possam fazer a substituição na hora evitando o tempo necessário para a recarga de bateria. A maioria dos pontos estão em rodovias para permitir que os clientes façam viagens mais longas com seus veículos.

As vendas mensais da Nio neste ano estão em torno de 20 mil unidades por mês o que mostra que a marca tende a crescer ainda mais considerando somente o mercado local onde atua.

Share This