Avaliamos a versão BlackHawk com acabamento esportivo e motor 2.0 turbo de até 272 cv

O Jeep Compass foi lançado em 2016 e um ano depois já era o SUV médio mais vendido do Brasil, posto que só perdeu recentemente de forma temporária para o Toyota Corolla Cross. E isso porque anos mais tarde surgiram novas opções no mercado, trazendo rivais como Volkswagen Taos, Caoa Chery Tiggo 7 Pro, Ford Territory, Toyota Corolla Cross, que tem motorização 100% a combustão e, também, híbrida, além dos chineses igualmente eletrificados GWM Haval H6 e BYD Song Plus e Song Pro. Com esses novos jogadores, o modelo norte-americano, que não teve mudanças visuais, apostou no motor da Rampage para não perder a liderança de vendas e no acabamento esportivo para deixá-lo mais jovial.

Pois bem, a Revista Carro rodou com o Jeep Compass BlackHawk e pode notar que o ponto forte está no “coração” do SUV médio, uma vez que há um motor 2.0 litros turbo somente a gasolina, que rende até 272 cv, sendo o mais potente da categoria. Já o ponto fraco está na eficiência energética, visto que comparado com os modelos híbridos vendidos no Brasil, o modelo da Jeep é “beberrão”, fazendo uma média de 7,5 km/l.

 

Direto ao ponto

Sob o capô, o Jeep Compass BlackHawk vem equipado com motor 2.0 litros turbo a gasolina, que entrega 272 cv e 40,8 kgfm de torque. O SUV tem fôlego suficiente para arrancar sem dificuldades, assim como a transmissão de nove velocidades da ZF trabalha bem nas retomadas. O crossover atinge facilmente 6,3 segundos os 100 km/h e pode chegar aos 228 km/h.

O SUV médio tem suspensão independente McPherson na dianteira e traseira, o que o torna confortável para os cinco adultos dentro do habitáculo. O motorista também está em uma boa posição para dirigir, contando com ajustes elétricos do banco. Portanto, conforto não será questionado, tirando que faltou um botão na tampa do porta-malas para fechá-la sem precisar fazer força. Vale mencionar que os freios foram redimensionados para melhorar a performance do utilitário esportivo.  Inclusive, a Revista O Mecânico fez um Raio X mecânico dessa versão mostrando os principais pontos de manutenção.

Bom, esses são os principais pontos positivos do Jeep Compass BlackHawk. Todavia, nos anos da economia de combustível e da eletrificação, o SUV médio lembra modelos “beberrões” dos anos 2000. Durante uma semana foi difícil superar os 7,5 km/l de média. Os dados do Inmetro apontam 8,3 km/l na cidade e 11 km/l no trecho rodoviário. Não conseguimos chegar próximo disso, visto que na estrada fizemos 10 km/l.

Isto posto, os clientes que querem uma modernidade eletrificada, ou que simplesmente não querem ser amigos do posto de gasolina, o Jeep Compass BlackHawk não será um SUV médio ideal, que neste caso, perderá para os rivais híbridos, que sim, são menos potentes, só que alguns deles podem chegar aos 1.000 km de autonomia.

 

Equipamentos

Lançado em abril deste ano, o Jeep Compass BlackHawk vem equipado com nova  grade “dark chrome”, acabamento inferior dos para-choques na cor do veículo, revestimento parcial dos bancos em suede que é uma espécie de veludo, o emblema traseiro em preto, assim como acabamento em preto do escapamento duplo. As rodas são de 19 polegadas com pneus seal inside com selante anti furos e pinças vermelhas.

A Jeep ainda equipa o Compass BlackHawk com sistema de som Premium Beats de 506w com oito alto-falantes mais subwoofer, auto hold, painel de instrumento de 10,25 polegadas com grafismos esportivos, contendo informações até do ponto de gravidade, Alexa, ar-condicionado de duas zonas, teto solar panorâmico, multimídia de 10,1 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, chaves Keyless Enter ‘n Go, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, carregador de smartphone por indução, entre outros.

Já no quesito segurança traz sete airbags, sensor de estacionamento frontal e traseiro, controle de estabilidade, controle de tração, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com deteção automóveis, pedestres e ciclistas, aviso de mudança de faixa, assistente ativo de direção, monitoramento de pontos cegos, detector de tráfego cruzado traseiro, entre outros.

Preço

Atualmente, em seu site a Jeep vende o Compass BlackHawk por R$ 285.590. Todavia, é possível achá-lo por R$ 279.990 nas concessionárias da marca. Claro, quem comprá-lo deve ter a sabedoria, que vai ganhar esportividade e um motor, que torna a direção de um SUV prazerosa e divertida. Contudo, será um amigão do posto de combustível.

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