Versão elétrica chega perto dos 1.000cv e estreia de olho no mercado europeu

Texto: Marcos Camargo Jr.

Depois de apresentar as marcas Denza e FengChangBao, a BYD apresentou um dos carros mais esperados pelos fãs da marca na China. O Z9 GT estreia com sua carroceria de perfil perua e sedã com motor híbrido ou elétrico e itens tecnológicos de destaque.

Preços e perfil do produto

O Denza Z9 GT tem inovações como duas geladeiras a bordo e três motores elétricos em versões híbridas ou a bateria com motor unicamente elétrico e seu foco está no mercado europeu. Os preços na China variam entre R$ 47,4 mil e U$ 58,88 mil, cerca de R$ 260 a R$ 320 mil considerando apenas valores convertidos e que na Europa podem variar muito conforme a tributação de cada país.

O Denza Z9 GT é uma station wagon desenvolvida pela BYD para mercados globais. Com desenho esportivo o Denza Z9 foi projetado por Wolfgang Egger, veterano da Audi. O Denza Z9 GT totalmente elétrico tem um para-choque dianteiro mais modesto, com uma entrada de ar menor no centro. Já a variante PHEV tem uma entrada de ar maior para melhorar a eficiência energética e a refrigeração do motor a combustão.

Em termos de design exterior, o Z9 GT se assemelha ao Porsche Panamera. Além disso, seu tamanho é comparável ao hatchback da Porsche. O Z9 GT elétrico tem dimensões robustas de 5,18m de comprimento, 1,99m de largura e 1,48m de altura sendo que a versão híbrida é 1cm mais longa. Em relação ao Panamera citado aqui, o Denza é ainda 12,8cm mais longo.

O Denza Z9 GT está disponível em quatro cores: prata, branco, cinza e preto e conta com rodas rodas R21 com pneus 255/40 na frente e 275/40 na traseira. Outra característica do Z9 GT é o eixo traseiro direcional.

Interior tecnológico

Por dentro, o Denza Z9 GT tem cinco assentos. O console central possui uma grande tela flutuante e atrás do volante o painel é digital como todos os BYD. No console central elevado há uma alavanca de câmbio retrátil de cristal e dois carregadores sem fio de celular. O assento do passageiro dianteiro tem modo de gravidade zero e um suporte para as pernas com ajuste elétrico.

O Denza Z9 GT possui dois refrigeradores. O dianteiro tem capacidade de 4 litros, enquanto o traseiro tem 10 litros para acomodar bebidas e alimentos que precisam estar em temperatura baixa. Outros recursos do interior incluem um sistema de som Devialet e assentos da segunda fila ajustáveis eletricamente. Por dentro é possível optar por bancos e revestimento cinza e branco ou preto com vermelho.

Motor híbrido ou elétrico

A variante PHEV do Denza Z9 GT utiliza a plataforma e3 e o sistema DM de 5ª geração. Ele é composto por um motor a gasolina turbo de 2 litros com 203 cv e três motores elétricos com potência combinada de 858 cv. Sua aceleração de 0 a 100 km/h é de 3,6 segundos. Esta perua esportiva tem uma bateria LFP de 38,5 kWh, adequada para um alcance de 201 km. O alcance total misto é de cerca de 1.100 km com um tanque de combustível.

O Denza Z9 GT EV utiliza a arquitetura e-Platform 3.0 Evo. Ele conta com três motores elétricos com potência total 952 cv. A aceleração de 0 a 100km/h é feita em 3,4s. A bateria do Denza Z9 GT também é LFP, com capacidade de 100,1 kWh e alcance de 630 km dentro do ciclo CLTC.

Preços e versões na China

O Denza Z9 GT PHEV está disponível em três níveis de acabamento: Pro, Max e Ultra. A variante Pro não possui suspensão a ar, head up display, suporte para as pernas e funções de massagem para os passageiros da segunda fila, nem espelho retrovisor com streaming. Todos esses recursos estão disponíveis na versão Max. O nível de acabamento Ultra adiciona portas elétricas, assentos de couro Nappa e 26 alto-falantes com som premium.

Durante o evento de lançamento, a Denza apresentou a Edição Limitada First Edition (LFE) do Z9 GT. São apenas 2010 unidades desta edição limitada, oferecidas nas versões Max e Ultra do PHEV. Além disso, a versão Ultra possui câmeras laterais no lugar dos espelhos e 16 câmeras de visão surround.

Share This