Plataformas digitais ganham força no setor automotivo e aumento é de 22,4% das vendas de veículos, motos e peças no segundo trimestre do ano
Não é novidade que as plataformas online para negociação de um veículo novo ou seminovo existam, porém, serviços como compras digitais têm sofrido aumento. De acordo com o monitoramento feito pela Sondagem de Comércio do FGV IBRE, houve um aumento de 22,4% nas vendas online no segmento de veículos, motos e peças, no segundo trimestre do ano.
Isso demonstra uma adaptação do mercado e dos consumidores com as novas tecnologias. Um exemplo é a Umuarama Concessionárias que demonstra a jornada do consumidor que deseja comprar ou trocar seu veículo. “Hoje o digital representa em média 15% do nosso faturamento. Somente em julho foram vendidos 137 carros através das plataformas digitais, um crescimento em vendas bastante expressivo quando comparado a evolução em vendas de determinadas lojas físicas” avalia a gerente de marketing da Umuarama Concessionárias, Karina Sato.
Ainda de acordo com monitoramento do FGV IBRE, esse aumento das vendas digitais do segmento tem sido beneficiado por ações federais, que permitiram e impulsionaram as transações via canais digitais. A tendência é de mais crescimento, com consumidores e concessionárias se adaptando a esse novo cenário.