Novidade usa plataforma monobloco da Ford Transit e será feita na Turquia
Texto: Marcos Camargo Jr.
A Volkwagen acaba de apresentar a nova geração da Transporter, chamada também de T7. Como evolução direta da nossa Kombi, a nova família terá até seis versões incluindo furgões, picape cabine dupla, versão combinada “Kombi” e a Caravelle. E esqueça o ID.Buzz nessa história pois a Transporter é um veículo a combustão, híbrido mas também elétrico.
Ao todo serão quatro versões da T7 que será vendida em carroceria Furgão, Furgão com segunda fileira de assentos e menor espaço de carga (Plus), Kombi (sim, o nome ainda existe) e picape cabine dupla além da Caravelle que é uma versão alongada para passageiros. A base da Transporter T7 é a mesma da Ford Transit enquanto a Multivan, versão de luxo, para passageiros, é derivada da base MQB Evo.
A novidade será produzida na Turquia ao lado da Transit com motor turbodiesel de 110 a 170cv conforme a versão. Existe ainda uma versão híbrida plugin com 232cv e ainda modelos elétricos com 136, 218 e 286cv com baterias de 64kwh. Nas duas versões topo a diesel há opção de tração inegral 4Motion.
Por dentro o painel tem linhas retas e duas temas com painel digital e multimídia, freio eletrônico de estacionamento e até ar condicionado digital.
Nas dimensões a linha Transporter tem 5,05m de comprimento e 3,10m de entre-eixos. A picape cabine dupla e a Kombi tem entre-eixos de 3,50 além de 5,45m de comprimento. Os furgões levam 5,8m3 de carga enquanto as versões alongadas tem até 9m3 de carga.