Nova geração baseada no X1 tem dois motores e soma 306cv com tração integral
Por Marcos Camargo Jr. Fotos: Mini e Marcos Camargo Jr.
A Mini do Brasil lança nesta semana a nova geração do Countryman, um SUV 100% elétrico feito sobre a base do BMW X1 que cresce nas dimensões e na oferta de equipamentos. O visual evidencia que o SUV ficou maior (14cm a mais), mais largo e mais alto e estreia em duas versões com preços a partir de R$ 294,9 mil.
O visual arrojado marca o novo estilo geométrico adotado pelos carros da Mini com faróis e grade ampliados, colunas marcadamente mais largas e traseira limpa com tampa arredondada onde até as lanternas são personalizáveis e mudam conforme o modo de condução.
“A Mini é uma marca diferenciada e entrega tudo o que promete com sua proposta diferenciada com crescimento das vendas de 26% no primeiro semestre deste ano em relação a 2023”, disse Maru Escobedo, presidente do BMW Group do Brasil durante a apresentação.
A nova geração é maior e mais alta além de oferecer entre eixos mais generoso. A ficha técnica aponta que o Countryman tem 4,43m de comprimento, 1,84m de largura, 1,64m de altura e 2,69m de entre-eixos com porta-malas de 460 litros de capacidade e mais de 1.300 litos com banco traseiro rebaixado.
O Countryman uma dois motores de quinta geração elétrica que somam 306cv com 50kgfm de torque com velocidade máxima de 180km/h. Também há um modo de aceleração onde a potência se eleva para 313cv por 10 segundos. “É um sistema elétrico assíncrono, geração 5, com tração nas quatro rodas controladas eletricamente. Toda unidade de controle da máquina está no corpo da conjunto que é produzido pela própria BMW”, diz Emílio Mazzei Paganoni, Gerente Sênior de treinamento do BMW Group do Brasil.
As baterias SA13 tem 64,8kwh são fabricadas pela BMW e pela chinesa CATL com até 320km de autonomia (PBEV) mas que pode chegar a 400km na cidade que é a autonomia do ciclo WLTP. A entrada máxima de potência é de 130kw (DC) e a autonomia é de 320km sendo que na prática deve ficar em torno de 400km no ciclo urbano. A carga lenta é feita em sistemas de até 22kwh em cerca de 3h45.
O painel tem revestimento de tecido de origem vegetal com trama grossa e perfil minimalista. Além de um pequeno console inferior o painel conta com tela redonda com seus 24cm de diâmetro em OLED de alta resolução marca a estreia do MINI Operating System 9 onde todas as funções do veículo podem ser operadas através do toque ou do assistente de voz e o som é assinado pela Harman-Kardon na versão topo de linha “Top”.
Testamos
Visualmente o Countryman assumiu definitivamente sua personalidade SUV. É maior, mais alto e largo e isso fica evidente diante do volante nas primeiras voltas com o carro.
A aceleração dos 306cv e 50kgfm de torque impressionam e são acompanhadas por um ruído metálico crescente emulando uma aceleração. No modo “Go Kart” essa aceleração fica mais alta dentro do carro. Mesmo mais alto o conforto e controle de carroceria são melhores do que no X1 e o acerto da frenagem é mais eficiente. Porém com o head up display e a tela diante de um pára-brisa amplo o motorista pode facilmente se distrair e os mais baixos terão dificuldade de encontrar sua posição .
A tela multimídia OLED com 24cm de diâmetro é outro ponto positivo pela resolução e ao concentrar todos os comandos do veículo por voz ou botão. Há um pacote completo de itens de segurança com ACC, alerta de obstáculos, ponto cego, frenagem automática estacionamento autônomo o Countryman entra em um segmento de poucos representantes mas com proposta inovadora.
Preços e versões do Mini Countryman 2025
Countryman Exclusive: R$ 294,9 mil
Countryman Top: R$ 339,9