Modelo pode levar até 750 kg e tem motor 1.6 SCe já conhecido
A Renault ampliou a linha de utilitários com o novo Kangoo 2024, que é vendido por R$ 120,8 mil. Com foco no uso urbano de entregas, a Revista Carro rodou em um percurso de um pouco mais de 5 km, assim como os entregadores de blusinhas, eletrônicos, entre outras traquitanas, fazem por São Paulo em seu dia a dia. A novidade vem equipada com motor 1.6 SCe de 115 cv e pode levar até 750 kg de carga. Veja avaliação.
Conforto para o entregador
O Renault Kangoo é um carro de trabalho. Portanto, não espere acabamento sofisticado, uma vez que o foco é ter matérias resistentes como o plástico, que está em todos os lugares do habitáculo e remontam às soluções do Logan e Sandero. Todavia, o utilitário tem uma vantagem em relação aos carros de passeio, já que tem 33 litros de porta-objetos, o que é bastante útil para quem trabalha com o veículo. É possível acomodar bem pranchetas, garrafas de água e até caixas pequenas.
A Renault ainda instalou a multimídia MediaNav de 7 polegadas, já conhecida do Sandero e Logan. Embora, não seja um equipamento evoluído como outras centrais do mercado, permite uma conexão rápida por cabo com Android Auto e Apple CarPlay, possibilitando o entregador traçar rotas com facilidade, o que otimiza o tempo e pode ajudar nos lucros da empresa.
Claro, os bancos do motorista e do ajudante, que são bons, não têm ajuste de altura, o que pode tornar a viagem um pouco desconfortável para quem é baixinho ou muito alto. Ademais, conta com ar-condicionado fundamental para dias quentes e uma janela que permite ver a carga.
Capacidade de carga
A nova Renault Kangoo conta com uma capacidade 3,3 metros cúbicos de Volumetria, o que permite carregar caixas de diversos tamanhos. Também pode levar até 750 kg de carga, que são facilmente manipuladas pela porta lateral com uma abertura de 717 mm com altura de 1.044 mm. Inclusive, nos grandes centros urbanos essa poeta gera ainda mais praticidade para retirar cargas em vagas apertadas. Também tem abertura de 180 graus na porta traseira com 1.772 mm de comprimento de abertura. Ainda há ganchos para prender cargas.
Entregar blusinhas
As entregas de blusinhas, produtos eletrônicos, comida, entre outros estão cada vez mais comuns nos grandes centros urbanos como São Paulo. Por isso, saímos de uma concessionária da Renault em Jurubatuba, na zona sul da capital paulista, e simulamos uma entrega com quatro paradas no GPS, que no caso era o Google Maps, mas pode ser o Waze também possível de espelhamento na central.
Embora o Renault Kangoo estivesse vazio foi possível perceber que o tradicional motor 1.6 SCe, presente no Sandero, Duster, Logan e Oroch, tem vigor para enfrentar o trânsito de paulista com uma boa saída, visto que tem 115 cv e 15,7 kgfm de torque, o que confere força em retomadas. Além disso, casa bem com a transmissão manual de cinco velocidades com engates precisos. Vale lembrar que esse motor perdeu 5 cv por conta de ajustes no escapamento. A média do consumo é de 11,3 km/l com gasolina.
Vale a pena?
O Renault Kangoo, que vem importado da Argentina, é vendido em versão única por R$ 120.800. Tem um bom espaço de carga, é versátil e tem um motor já conhecido por baixa manutenção e com um bom número de potência. Com isso, é um bom rival para Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid que na prática são o mesmo veículo, porém com desempenho inferior do 1.4 Fire.