Há diferentes tipos de coberturas conforme o seguro contratado: é preciso atenção

Por Marcos Camargo Jr.

O pior momento das chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul já passou e agora a sociedade começa a contar os prejuízos estimados em mais de R$ 50 bilhões. No entanto, estimativas mostram que milhares de veículos foram perdidos nas enchentes e uma pequena parte poderá ser recuperada por empresas especializadas.

Nesse momento muitos clientes se perguntam: como ficará a cobertura do seguro para carros que naturalmente tem apólice válida. O  seguro de carro cobre os danos no veículo ou perda total em caso de enchente como a que acontece agora no Sul?

O que cliente precisa saber?

Primeiro é preciso analisar qual é o tipo de cobertura que consta na apólice. A cobertura do seguro não é a mesma para todo mundo. Isso depende do que está escrito na apólice e a lei será cumprida conforme a cobertura.

Como o Brasil embora não tenha furacões e terremotos sofre com enchentes e vendavais, existem seguros que tem a previsão de cobertura de “desastres naturais”. Lá está tipificado qual é a cobertura prevista. Enchentes, alagamentos em área urbana, vendavais, danos parciais ou totais, há uma ampla diversidade de coberturas possíveis.

Assim existem seguros de veículos que cobrem acidentes naturais e outro não. Neste caso o cliente poderá sim ficar no prejuízo. Alguns carros estão cobertos pelos danos de enchente se for constatado que se trata de um “motivo de força maior” quando o dono do carro não parou de forma intencional próximo ao local do desastre. Nesse caso valerá o laudo da perícia a respeito do dano.

Atualmente os seguros de carro cobrem apenas roubo, colisão, arranhões, incêndios e outros danos estruturais do carro. Essa é a cobertura “padrão” de uma apólice de seguro de carro. Por isso é importante checar nas linhas pequenas qual a cobertura prevista.

Existem também os seguros que incluem ainda os acidentes pessoais e passageiros em caso de acidente de trânsito. Neste caso é uma cobertura de despesas médicas em caso de acidente e até despesas de auxílio funeral. Também são comuns os “seguros contra terceiros” caso o motorista e o veículo segurados venham a colidir com outros veículos.

Seguro padrão

Atualmente a maioria das seguradoras conta com o que se chamava de seguro compreensivo. Ele pode incluir queda de árvore, enchentes, acidentes com portões, colisão contra outros veículos, danos externos independente da ação do motorista e outros acidentes naturais. No entanto, novamente, é preciso consultar a apólice de seguro nos termos da cobertura para saber se o veículo está coberto em caso de inundações.

Share This