Chamado de Symbioz, novidade utilizará plataforma CMF do Kardian, que será vendido no Brasil neste ano
O segmento de SUVs médios deve ganhar um novo modelo na Europa ainda neste ano, uma vez que a Renault divulgou teaser do Symbioz. O novo SUV tem o visual moderno da linguagem de design da Renault e ao chegar ficará posicionado acima do novo Duster, chamado também de Bigster. A ideia do Symbioz é de oferecer um modelo maior e mais refinado como indicam suas linhas externas já divulgados. Ao chegar no mercado nacional a novidade será rival do Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, GWM Haval H6, BYD Song Plus, Volkswagen Taos e Chevrolet Equinox. Ainda é cedo para dizer se o Symbioz é um produto para o Brasil mas a Renault está investindo pesado nessa plataforma e poderia incluí-lo na gama de futuros lançamentos.
Visualmente, o Renault Symbioz tem uma cintura elevada, faróis com uma assinatura luminosa futurista, amplo teto solar panorâmico e multimídia flutuante. O crossover também utilizará a plataforma CMF, que é usada no Kardian, que foi apresentado no ano passado, e chega ao mercado neste ano. Suas linhas elevadas, lembram de certa forma, o Renault Megane E-tech.
A Renault não informou qual será a motorização do Symbioz e nem se o SUV médio terá versões eletrificadas. Ademais, o crossover deve ter espaço para levar cinco ou sete pessoas a depender da versão.
Na América Latina a vinda de uma picape híbrida baseada na Niágara é uma certeza além de um sucessor para o Duster que irá beber da fonte do projeto Bigster. Quem sabe o Symbioz fique só para a Europa embora a Renault tenha chance de explorar segmentos superiores como o Commander com seu futuro produto baseado na plataforma CMF.